08 abril 2009

Como diria Cartola, a vida é um Moinho...

Ontem atendi uma paciente mega chata. E foi difícil, cansativo, começou a me doer a perna como se eu estivesse em um engarrafamento de transito. Contra- transferência? Certamente.
Mas tem uma coisa, mesmo assim eu me garanto. Por que o ser humano é uma matéria que eu conheço e quanto mais conheço mais gosto de conhecer.
Durante muitos anos apenas vivi, senti, sofri. Fui uma criança tímida, reflexiva, sonhadora, apavorada, buscando um sentido para a vida, desde sempre.
Nunca gostei de fotos só de paisagem, sempre faltava alguma coisa: gente. Mas não sabia como lidar, precisava me conhecer.
E um dia topei com um sujeito irreverente que livre, me ajudou a realmente pensar. Liberdade como acabou de dizer o Bial , parafraseando Spinoza, no Big Brother, é conhecer aonde estão nossas amarras.
Eu aprendi com ele sim, e continuo aprendendo comigo e para sempre.
Análise se passa na pele, me dizia meu mestre. Não adianta só estudar, decorar. É preciso vivenciar tudo. Vasculhar o que der e vier da lata de lixo do inconsciente. Recordar, repetir e elaborar sim. E destinar isso a a dar um sentido para a vida sem sentido. Descobrir nosso diapasão e nossa própria afinação. Nosso som e nossa letra. E assim bem-dizer qualquer maldição.
Quem me ensinou a nadar, foi, foi marinheiro, foi os peixinhos do mar.E quem me ensinou a pensar foi o meu psicanalista Rubens Molina.
Assim eu posso encarar todo e qualquer analisando. Com a sua eterna supervisão que mora no meu coração. Por que a análise assim é, interminável.
Se você é carioca ou mora no Rio de Janeiro, aproveite a cidade maravilhosa para fazer análise. O ponto mais inteligente do balneário mais famoso do mundo fica em São Conrado. Vá até lá. O endereço virtual, deveria estar aqui ao lado, mas não estou conseguindo editar meus links( help Luma!) Blog do Rubens Molina: http://rubensmolina.blog.uol.com.br/
Experimente. O que ele vai dar a você ninguém nunca vai tirar, é conquista sua, para todo o sempre. E isso não tem preço.
Muito obrigada por tudo, amigo. Por ser tão inteligente, rigoroso no seu trabalho de tratar, leal, generoso. Hoje mais ainda, sei o quanto é importante no meu currículo de vida, como disse o Daniel Kuperman, ter 12, 13 anos de Rubens Molina. Assim como o tem Bial, a única graça realmente do tal “grande irmão”, assim como também o tem Caetano Veloso, nosso Fernando Pessoa, que ainda põe melodia em suas poesias. Muitas delas dedicadas ao mestre da “a-tensão flutuante", Rubens Molina. Aquele que teceu, compôs, foi co-autor de diversas gerações de cabeças pensantes desse país.
Te agradeço por tudo, querido Menino do Rio. Até por ter criado um blog. Assim mesmo longe, me sinto a cada semana, visitando ou não, comentando ou não, mais perto de você.

Vida longa mestre!
Beijos da Cam


PS: hoje adoro foto de paisagens. Compreendi e aprendi a apreciar o que está por trás das lentes: um olhar... de gente.

17 comentários:

  1. eu preciso urgente de um analista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bonito isto. Molina era mto conhecido na década de 70, super famoso.
    Eu lembro de Caetano saindo da análise, lá da av Ataulfo de Paiva, 135, todo amassado- eu subia a escada rolante, ele descia, sempre, nossos analistas eram pontuais :)
    Chico fez análise com Chebabi, sabia? fui amiga dele- Chebabi no início da minha vida virtual, era tão bom... poesia pura o que dizia, depois vim pra cá, ele ficou mto velhinho, doente, sumiu, mas parece que está melhor e trabalhando.
    Bom que sonhou comigo, tb penso mto em vc,está na minha vida há anos.
    Vc se forma psicóloga? eu não sabia... como não peguei isto aqui?
    que bom! eu tb adoro trabalhar.Pena que não tenha uma cliente, ou ex que me divulgue assim hihihi
    ai ai
    começo tudo de novo aqui, não é fácil abrir portas, aind amais nesta área onde há mta competição, vc sabe.
    Haja análise neste povo... :)
    bjs querida, fico feliz por te ver bem, Elianne-Laura

    ResponderExcluir
  3. Que bonito isso! Tenho certeza que o Rubens Molina está orgulhoso de vc! Assim como eu, o seu crescimento para mim é motivo de alegria minha amiga. Um cheiro e uma Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  4. Camille querida, só pessoas sensíveis, pessoas de um coração imenso, fazem o que você fez.
    O reconhecimento é um dom muito bonito.
    Com as pessoas se aprende, com o mundo se aprende.
    Com você aprendemos também.
    Tenha uma doce e feliz páscoa, você e sua mocinha.

    ResponderExcluir
  5. Acho que já ouvi falar do Rubens...trabalhar com pessoas, com gente é uma arte difícil...muita força; Boa páscoa, bjks!!!

    ResponderExcluir
  6. Pensar parece ser tão fácil! mas coordenar pensamentos, conhecer seus fundamemntos e estabelecer objetivos, é sem dúvida uma arte. E nos conhecer é mais complexo ainda, sempre temos cantinhos que pensávamos não existir.

    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  7. Feliz Páscoa, querida, para vcs, Laura

    ResponderExcluir
  8. Anônimo17:39

    Oi Cam,
    Eu sou cliente do Molina e fiquei emocionada com o que você escreveu. Eu moro em Londres e agradeço pelo privilégio de tê-lo encontrado, nunca pensei que um analista pudesse me fazer tão feliz! Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. CAM MUITO OBRIGADO PELO PRESENTÃO. AGRADECI EM MEU BLOG E REDIRECIONEI MEUS VISITANTES PARA VC.
    QUEM QUISER PROVAR DO MESMO, ATUALIZADO PARA O SÉCULO XXI, É SÓ ME ESCREVER QUE ATENDEREI ON LINE.
    BJSSSSSS DO RUBENS MOLINA

    rubensmolina@uol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Maravilha Cam que vc esta feliz.

    O mundo e um moinho e minha musica numero 1.

    Feliz Pascoa para vc e familia tambem.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Camélia, sou leitora recente do Molina, mas eu já "adivinhava" que ele era tudo isso...seu depoimento corrobora com minhas impressões..Um beijo aos dois.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Camille! Como foi a tua Pascoa?
    Traquila?

    Uma boa segunda e um beijo para voce,

    Meire

    ResponderExcluir
  13. Foi a Ciça que fez o lay novo sim Cam! Vc sabe que eu sou uma lesa para essas coisas! Mas eu tb amei. E para vc e sua filhota uma Feliz Páscoa! (seja no sentido judaico, como no católico)

    ResponderExcluir
  14. Viva a terapia!!!!
    Eu amo fazer terapia, estou há quase 1 ano sem minha terapeuta, mas estamos sempre conectadas como boas junguianas :)
    Bjokas e estava com saudades

    ResponderExcluir
  15. Nunca fiz terapia, ou melhor, uma vez fui a uma analista, sentei e chorei, ela disse: "primeiro vamos conhecer essa Márcia que vive com os olhos rasos d'água"...não sei como não desidratei de tanto chorar, rsss, e nunca mais voltei.

    Que beleza seu texto, flor.
    Tomara sua Páscoa tenha sido de paz e amor, juntamente com sua filhota.

    lindos dias querida
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Anônimo15:27

    Cam querida,é preciso ser iluminada para falar com amor e gratidão do seu mestre.

    Passei alguns dias em Guarajuba (Salvador)e lá ninguém falava em computador, foi maravilhoso porque aproveitei o ar da praia e voltei completamente relaxada.
    Um grande abraço para você.
    Beijos, Edna

    ResponderExcluir
  17. Menina acho que vou seguir teu conselho e ir lá falar com ele. Está se formando um novo ser dentro de mim e... eu nao to gostando nadinha dele!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...