03 março 2009

OS JUDEUS E A FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA

Esse é um texto e pesquisa da escritora Sonia Sales, publicado em outubro de 2008 no Jornal de Letras. E tão interessante seu conteúdo que acabou rodando pela internet com as mais diversas "autorias". Criança pequena quando gosta de uma coisa, rabisca em cima. Adulto, pelo visto, se apropria. Mas direito autoral é coisa séria. Por isso mesmo estou publicando o texto de Sonia Sales. Além de histórico e curioso, amplia nossos horizontes com relação a personalidade de Dom Pedro II. Mais interessante que a filha de Caroline de Monaco de biquine, é uma personalidade real, cheia de contrastes e sutilezas, que Sonia busca aqui mostrar. E vamos devolver sua devida autoria. Ai está: Os Judeus e a Familia Imperial Brasileira, de Sonia Sales.

Injustamente os judeus tiveram um longo percurso, na história, de constrangimentos e perseguições. Com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, país hospitaleiro por excelência, processaram-se diversas e rápidas mudanças e uma grande modernização na cultura estabelecida da época.
Desde o início do século XIX, tais mudanças já vinham sendo observadas e viriam a favorecer os imigrantes de diferentes religiões, proibidas ou mal recebidas até então.
Em 1810, foi assinado o Tratado de Aliança e Amizade com o Reino Unido, maior parceiro comercial de Portugal, para favorecer os súditos ingleses que professavam a religião protestante.
No artigo XII do decreto rezava que:
-A religião católica apostólica romana continuará a ser a religião do Império. -Os vassalos de sua Magestade Britânica não serão molestados por causa de sua religião.
-Todas as religiões serão permitidas, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de Templo e semelhantes a casas de habitação.
-Ninguém pode ser perseguido por motivo de religião, uma vez que respeite o Estado, e não ofenda a moral pública.
Se desde 1808, judeus marroquinos, fugindo de humilhações e até de confisco de bens, já haviam começado a se estabelecer na Amazônia, o novo decreto, veio incentivar a vinda de mais e mais imigrantes judeus de várias nacionalidades, principalmente ingleses e franceses.
Além de Samuel& Philips, firma inglesa cujos proprietários judeus faziam parte de um grupo de elite, composto por industriais, profissionais liberais e comerciantes, Bernard Wallerstein, o mais famoso deles, fundou na Rua do Ouvidor, uma elegante casa de moda feminina que vendia desde calçados, a jóias de grande valor, tornando-se o maior fornecedor da Casa Imperial, por isso mesmo festejado e admirado.
Pouco a pouco os judeus foram ocupando o seu lugar na sociedade, sendo que em 1824 e com a independência do Império do Brasil, e a nova Constituição, que garantia total liberdade religiosa, abriram-se as possibilidades aos imigrantes de se estabelecerem definitivamente na nova pátria.
No segundo Império, D. Pedro de Alcântara Imperador do Brasil, estudioso de línguas e grande admirador da cultura judaica, cultivava várias amizades entre os judeus. Poliglota, além do hebraico (que dizia ser sua língua preferida), falava francês, inglês, italiano, grego, árabe e conhecia o sânscrito e a língua tupi.
Consta que o seu interesse pelo hebraico, veio por acaso, quando encontrou num banco do Jardim do Palácio São Cristóvão, uma gramática hebraica esquecida por um missionário sueco, que sendo convocado ao Palácio, aceitou iniciá-lo na língua. Porém o seu primeiro professor de hebraico foi o judeu sueco Aker Blom, por volta de 1860.
Fazendo progressos extraordinários, costumava dizer que, dedicava-se ao estudo do hebraico para melhor conhecer a história, a literatura judaica e os livros dos Profetas.
Em 15 de novembro de 1873, foi agraciado com o Grande Diploma de Honra por seus trabalhos, por intermédio do Grão- rabino Benjamim Mossé, Oficial da Instituição Pública Francesa de Avignon, que o considerava um filósofo e um sábio. Mossé e o Barão do Rio Branco, mais tarde, foram autores de uma de suas biografias.
Em 1887, recebeu no Palácio, com uma bela recepção, uma delegação de judeus da Alsácia – Lorena. Na ocasião o Imperador surpreendeu a comitiva, falando-lhes em hebraico clássico, que nem todos conheciam.
Visitou a Palestina, esteve em Jerusalém três vezes, e escrevendo a amigos, assim a descreveu:
- Jerusalém, Jerusalém, pela sua posição elevada, domina quase toda a terra Santa e produz o efeito mais surpreendente, qualquer que seja o lado pelo qual se lhe aproxima.
Anotando também em seu diário:
-Vou ao Monte das Oliveiras, ver os judeus orando junto à Muralha do Templo.
D. Pedro foi o precursor dos estudos hebraicos no Brasil e mesmo depois de abdicar, continuou suas pesquisas.
Fez versões de Camões para o hebraico e traduziu parte do Velho Testamento para o latim, dentre elas o Cântico dos Cânticos, Isaías, Lamentações e Jó. Em 1891 publicou um livro com versões de poesias judaicas. No Museu Imperial de Petrópolis, existe um excelente acervo de documentos, trabalhos manuscritos com versões do Hebraico para o grego, inglês, português e outras tantas línguas, e registros em seu diário, contando das grandes amizades que cultivava nos meios judaicos.
O Imperador viajava sempre que possível e em todos os lugares por onde passava procurava conhecer e visitar as sinagogas, fazendo anotações e assistindo ao Shabat. Conta-se que, em uma dessas sinagogas, na América do Norte, quando abriram a Torá, ele não só a leu com desenvoltura, como traduziu o texto do livro de Moisés, e com tanto desembaraço que surpreendeu a todos.
A morte de D. Pedro em 5 de dezembro de 1891 provocou um momento de tristeza para muitos judeus de todo o mundo, com os quais se correspondia e tinha como amigos.
Dele falou o rabino Mossé:
- D. Pedro foi uma das mais admiráveis figuras de nossa época moderna... Ele não somente amava nossa língua, mas nos amava, elogiava as virtudes do nosso povo e indignava-se com o anti-semitismo.

E assim, a história de D. Pedro II é mesclada à história dos judeus no Brasil do século XIX, e como muitos deles teve que morrer longe de sua terra natal.











11 comentários:

  1. Cam, sensacional esta entrevista escrita por Sonia Sales.

    Ele era um homem inteligentíssimo.

    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Excelente mesmo o texto.
    Inteligente, claro e fácil de assimilar.
    São coisas que não sabemos, eu pelo menos não sabia, e gostei de saber.
    Parabéns pelo post.
    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:19

    É uma parte da História que não é ensinada nas escolas. Era uma Nação sem terra. Nós, apesar de sermos um País acolhedor, precisamos ainda aprender a ser Nação.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:03

    Engraçado a visão torpe que nos dão de D.Pedro. Até mesmo abobada por assim dizer. Gostei de saber este outro lado, assim como a Aninha, era desconhecido pra mim. Quem sabe em uma das minhas idas à Petrópolis consiga fazer uma visita ao museu imperial. Quando fui não tinha noção do que ali era abrigado. Bom fim de semana. Beijus

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler isto, é sempre bom saber mais, bjs flor, Laura

    ResponderExcluir
  6. Oi Camille:
    interessantíssimo e agradável de ler o texto da Sonia Sales. Traz informações que até então eu desconhecia e prezo muito isto.
    Louvável o teu gesto solidário de publicar o texto, colocando as coisas no seu devido lugar: a Cesár o que é de César (no casao, Sonia).
    Abusando um pouco: presumo que a Sonia seja historiadora. Ela já publicou algum livro?
    Um beijo e um abraço - o dois especialmente afetuosos em razão do Dia da Mulher. Inté.

    ResponderExcluir
  7. querida veja o convite que tem na minha página para vc,
    bj Elianne- laura

    ResponderExcluir
  8. Esta semana se comemora o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março.

    Que tal se todos nós fizéssemos uma referênca em apoio à menina- mãe, que acaba de abortar e sofrer ataque da Igreja? OK. a excomungada foi a mãe, os médicos que a socorreram, ela é 'de menor' como disse o arcebispo.


    Acho que ela precisa saber que nós a apoiamos, se a Igreja excomunga, nós protegemos.

    Abraços,
    Laura

    Leia aqui:

    http://lauravive.blogspot.com/2009/03/revoltante.html

    ou na minha página aqui no Portal Luis Nassif:

    http://blogln.ning.com/profile/LauraDiz

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:08

    Hoje estou passando apenas para desejar-lhe
    paz, luz, saúde, alegrias, esperança!
    Não apenas hoje, mas em todos os dias da sua vida.

    Feliz Dia Internacional da Mulher!

    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  10. Camille querida, que esse dia, especial, seja também muito especial para você. Com muita alegria e muito amor.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Eu amo história e amei seu post, obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente! Amiga tb assisti ao Curioso Caso de Benjamin Button, que filme bom é aquele, hein? Fiquei feliz que vc tb gostou, a gente tem um gosto parecido, né? Como eu acho que dia de mulher é todo dia, desejo que vc seja feliz ao longo de toda a sua vida e continue sendo essa mulher bonita, inteligente e forte que é!
    Ah o selinho é só copiar, viu?
    Um cheiro enorme para vc e a filhota linda (gostei demais da história do "carneiro" como xingação!)

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...