31 agosto 2006

Vozes do Holocausto

Dia 29 de agosto, anteotem, a CIP - Congregação Israelita Paulista apresentou um lindo espetáculo em comemoração aos seus 70 anos de existencia, com 140 vozes adultas e mais um coral de crianças. Todos vindos da Bahia. Mais 4 solistas que fazem parte do coral da sinagoga em SP e alguns instrumentistas maravilhosos que formaram uma pequena orquestra.
As músicas todas foram compostas durante o holocausto, dentro dos campos de concentração, onde os músicos compositores só tinham como instrumento o próprio cérebro e sua memória. Isso já é muito para se dizer. Além de conseguirem sobreviver a uma das maiores vergonhas que a humanidade já foi capaz de cometer, os judeus encarcerados- dentre eles célebres escritores, cientistas e definitivamente, pessoas de bem e não alienigenas selvagens e sanguinários, para terem o tratamento que tiveram, conseguiram criar coisas maravilhosas e eternas.
Então a segunda guerra mostrou o que o ser humano tem de pior( quem quiser saber mais, leia o livro "Os Carrascos Voluntários de Hitler" de Daniel Jonah Goldhagen- que como o titulo sugere, muitos dos colaboradores de Hitler foram por que quiseram e nao como imaginamos- foram obrigados pelas contingencias) e também o que o ser humano tem de melhor- a solidariedade e a capacidade incomensuravel de superar obstaculos e criar beleza e lirismo em qualquer lugar, por que o que é bom também faz parte de sua natureza. E não só a violência, a ignorancia, a bestialidade.
A direção geral deste espetaculo foi do maestro Cícero Alvez Filho que, tendo trabalhado nos Estados Unidos como professor, assistiu e trouxe as Vozes do Holocausto para o Brasil. Lindas as crianças - de uma escola católica- cantando músicas em Idiche e em Inglês. Lindos os solistas da CIP. Serenos os discursos que os participantes fizeram, incluindo os Rabinos Sobel e Michael. Pela pela Paz, pela união dos povos. Pelo talento de ser humano
.

8 comentários:

  1. Coincidência, vi uma apresentação dos "Meninos cantores de Petrópolis" sobre o mesmo tema. É de arrepiar!!
    Feliz dia do blogueiro!! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:15

    Não vi ainda, mas confesso-te que deu uma baita vontade!
    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:52

    Nossa, deve ser um espetáculo muito lindo mesmo.

    Não ouvi falar dele aqui em BH, se forem passar por aqui com certeza irei ver.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita!!! Vim conhecer o teu e ele me surpreendeu favoravelmente. Teu blog é dez!!!! Ficarei freqüentadora.
    Comentei sobre o filme Transamérica - que adorei! - há alguns meses atrás. Que bom que tu gostaste tb. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo09:53

    Pois é, só sinto que quem faça os discursos não consiga tocar os corações de quem governa, né? Porque todos têm pedido paz, mas quem poderia decidir por ela se cala ou simplesmente a recusa. Talvez um dia essa beleza que você descreve possa atngir essas pessoas. Por hoje, sinto que existem governantes que são impermeáveis à idéia de paz e alguns povos também. Sobre a perda de poetas, que você comentou no blog, eu também sinto. Toda vez que ouço Drummond eu choro, me sinto desamparada, mas ainda bem que nos restaram sua voz e seus textos. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acho marivolhosa as iniciativas de todas as partes em nome da Paz...

    Outro ponto interessante que você mostrou é a capacidade do ser humano de se auto superar e mesmo assim criar algo belo...

    Tenha um lindo final de semana amiga, e unidos todos em nome da PAZ, semre...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo23:26

    Camille, importante cada um fazer a sua parte, onde estiver. Agradeço o seu carinho.
    Um final de semana feliz para você.
    Beijos, Edna

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este seu post, parabéns! Sou Historiadora e fiz meu TCC e/ou Monografia baseados no Anti-Semitismo no Brasil. Gostei mesmo da sua colocação. Parabéns.

    beijos,

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...