10 julho 2006

Eu sou Charlotte Simmons

Eu não. Estou lendo um livro com este título- Eu sou Charlotte Simmons, de Tom Wolfe. Dizem, o melhor cronista da cidade de Nova York. E acredito. Achei chatérrimo Fogueira das Vaidades que aliás virou um filme chatérrimo também. Mas gostei muito de "Décadas Púrpuras", livro que compila uma série de crônicas, a maioria delas, crítica ao mundo cultural vazio e estiloso, e a alguns artistas de uma determinada época, do mesmo autor.
Este que leio agora, se passa numa universidade e mostra uma moça do interior, comQI bastante avançado e muito esforçada para romper com a mediocridade de sua terra, ao norte da Carolina do Norte. Tanto consegue que vai parar, com bolsa de estudos, em uma universidade importante pensando que lá será um grande sucesso, como em sua cidadezinha. Mas descobre que ali o buraco é mais embaixo. Começa a se amedrontar e a se seduzir pela frivolidade dos riquinhos que entram com "QI" de seus papais ricos e ou poderosos. E assim, lentamente vai se corrompendo.
Estou nessa parte, bem corrosiva. Bem ao gosto de Tom Wolfe. Que numa dessas cronicas do livro Decadas Purpuras, chamada " Retrato de Dorian Gray", mostra um artista de uma única obra. "Descoberto" por esses mecenas que se acham geniais. O artista tal pede ao seu financiador uma placa de metal e durante alguns meses fotografa sua oxidação. Coloca então o nome de "Dorian Gray" e está pronta a obra prima. Mais genial do que o bobalhão que comprou latinhas campbell por grande fortuna em leilão, somente por que foi idéia de Andy Warhol expo-las como objetos de arte. Ok, ok. No supermercado custariam 1,50 dolares, se muito.
Enfim, volto a me dedicar a Charlotte, a Dorian Gray do momento. E peço desde já desculpas por escrever algumas palavras errado. Ainda nao sei como consertar , escrevo rápido, publico e depois vejo as besteiras, tarde demais. É o efeito Dorian Gray ou Grey nos posts.

Um comentário:


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...