09 janeiro 2016

Quantos. Será que dá tempo de eu ler todos os livros que você já leu?

 


 






       Olhando minha estante,  ela pergunta: você já leu todos esses livros? Sim e não, respondo. Não são romances, está vendo? São livros de estudo. As vezes abrimos uma parte para estudar, e o livro inteiro não interessa naquele momento, mas em outro, sim. São livros para consultar a vida inteira.
    Será que dá para eu ler todos esses livros no tempo de vida que me resta? Sim. Claro que sim, digo. É só você ter interesse pelo assunto, se dedicar, ter concentração. Consegue sim,
    Estudar é tão importante para manter a memória, a atenção, a observação. Faz bem para a saúde. Ler faz bem à saúde. Livros as vezes curam. E curam de tudo mesmo.
    É sempre tempo. Me admiro de pessoas com uma vida de hábitos  refinados até, mas que nunca tenham lido um livro sequer. Precisam viver a experiência, que pode até ser parecido com entrar em um quarto escuro e avistar um longo corredor até outro cômodo que vai dar fantasticamente no lado oposto do mundo, e ter a coragem de se aventurar.
       Na dúvida,  leia. Não tem o que fazer? Leia. Mesmo que seja um livro de receitas. Hum, que delicia. Quanta coisa para aprender. Mesmo que seja um livro sobre carros, motores... tem figuras? Ótimo. Aprende-se mais alguma coisa.
      Até o dia em que um romance lhe caia bem. Que a capacidade do escritor lhe traga um imenso prazer, só de ver como é capaz de dizer bonito as coisas da vida. De pensar e sentir como você jamais havia imaginado antes. É esse corredor se alagando em sua cabeça. Quanta coisa que eu não sabia,  e agora está na minha frente. À minha volta.
      Até que se possa quem sabe, ler no idioma original, caso seja diferente do seu, para que tenha essa linda sensação,  sem um tradutor como intermediário. É você e o escritor, naquela relação tão íntima quanto sagrada.
     É isso, em 2016 desejo que nós,  humanos do mundo inteiro,  possamos ler mais. Com mais tempo para esse prazer,  mais dinheiro para comprar livros, com uma boa biblioteca por perto que se possa partilhar, com mais curiosidade  por todas as coisas que compõem aquilo que chamamos de vida. Com mais desejo que impulsiona para frente e nos faz acreditar que não vai ser mais uma página,  apenas. E sim uma parte importante de um todo maior. Feliz leitura.  Tudo de bom. E quer saber? Sempre dá tempo.


foto encontrada no Google: estantewordpress


8 comentários:

  1. Oi Cam!

    Coisa boa de ler esse seu post - literalmente! Eu já li muito, muito menos do que gostaria, com certeza. O trabalho, os filhos, a internet foram minando o tempo (e eu sei que isso não é desculpa para não ler!) mas o tempo urge, e passa. Um livro particularmente me marcou muito além de Dr. Jivago (que li quando tinha 15 anos ) chama-se "Letter to a child never born" escrito por Oriana Fallaci e não tem tradução em Português. Se quiser tentar esse é o link para o livro em Inglês ( o original foi publicado em Italiano). https://www.goodreads.com/work/quotes/3412003-lettera-a-un-bambino-mai-nato

    Beijo grande para você e família minha querida. Gostei das fotos do casamento, estavam lindas. Carinho meu aqui de LONge e Feliz 2016 ! Take care!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tina, muito obrigada querida Vou tentar este link, o titulo é lindo e curioso. Você ainda está na terra fria e bonita? Que delicia. Um grande beijo e feliz Ano Novo. E uma sugestão: todos os livros de Jane Austen. Um prazer de leitura, você vai gostar, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  3. Oi Camille,
    Basta a gente querer não é mesmo? Aqui em casa tem vários livros, porém eu fico enrolada com as minhas coisas do blog e afazeres domésticos que acaba faltando tempo.
    Participe da nossa pesquisa de público no blog
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino Lulu. Mas eles estão ai guardadinhos e esperando por você. Vou participar sim. Claro. Voce merece.
      Bjosss

      Excluir
  4. Camille,

    Adorei sua visita! Amo surpresas!

    Eu sempre quero ler mais, muito mais, mas reconheço que o meu tempo livre tem sido curto demais para tudo que planejo colocar em pratica. Ler é a melhor viagem que se pode fazer.

    Beijinhos - Feliz 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda. Concordo com você.Ler é uma grande viagem, que se pode fazer sem sair de casa. Como o universo é rico para nós. Temos que aproveitar. Bjoss fadinha.

      Excluir
  5. Camille, digo que esse ano estou de parabéns! Já li 2 livros. Tá certo que são livros "finos", mas li e isso é o que importa. Voltando àquela fome de ler, ler e ler mais. E com isso escrever, escrever e escrever mais. Viva! Viva eu, viva tu e viva o rabo do tatu! rsrsrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Clara!!! Estou sentindo que seu ano começou bem!! Animada!!! Viva tu, viva eu, viva o rabo do tatu então!!! Bjao

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...