25 janeiro 2016

OSCAR: QUANDO OS DRAMAS SE TRANSFORMAM EM CAUSAS.

  Enquanto o mundo for machista, mulheres atuantes na luta por igualdade de direitos com os homens, serão chamadas de feministas. 

 "Cavalheiros" levantam-se das cadeiras, para as "damas" sentarem. Levantam? Ah que beleza. E quando levantarão do trono do poder de decisão social para que sentemos nós? Jamais. É confortável demais, estão ali faz tanto tempo que é como se fosse uma coisa só. Portanto precisam ser içados desse lugar, à força.

.                                                      AS SUFRAGISTAS
   É o que mostram os filmes: "Carol" de Todd  Haynes , ambientado no inicio da decada de 50 em NY, , "Mustang", de Deniz Ganze Erguven, ( Titulo em Portugues "As Cinco Graças") , na Turquia contemporânea e "As Sufragistas", de Sarah Gravon, na Inglaterra do inicio do século XX.

                                                        CINCO GRAÇAS
   Os filmes são três dramas, mas também, o relato de três lutas por causas mais do que justas. Carol conta a vida de uma mulher casada ( Cate Blanchett) , que por se assumir lésbica, é processada pelo marido que quer lhe tirar a guarda da filha. Como decidir entre a liberdade de ser quem é , e  a maternidade?  Em "As Sufragistas", mulheres trabalhadoras lutam pelo direito de voto, de uma forma  expressiva, contundente, com toda a forma e sacrifícios que isso implica. A personagem principal, Maud, ( Carey Mulligan) também fica sem seu filhinho. Mostrando que a maternidade e a liberdade, rimam mas,  por incrível que pareça, ainda não combinam. Como se a escolha entre uma coisa e outra fosse não só necessária como inevitável. Em Mustang, é a comunidade cheia de pudores que dita as regras de comportamento para meninas tão jovens e lindas e desgraçadas por um destino que é sina, daqueles que ainda dizem:ser mulher é sofrer em qualquer circunstancia por que o mundo ainda é dos homens, ainda mais naquele lugar....

Assisti também "A Garota Dinamarquesa",história do primeiro homem a tentar uma cirurgia transsexual. Muito bom ator e atriz.Lindos cenários. Vi Leonardo di Caprio no Regresso. Não adorei o filme. Fotografia linda sim. E acho que ele leva o premio por que se esforçou bastante  e eu personagem é amigo dos indios. Isso é sagrado.... . E o super comovente "O Quarto de Jack".Surpreendente também, que em condições tão adversas uma mãe pode ser mãe, um filho pode se constituir como sujeito. Tudo deu certo mesmo nas barbas da miséria humana mais miserável, que é a miséria da alma. História de sequestrador barra pesada. 

                                                  O QUARTO DE JACK
Recomendo todos esses Tina(  de quem sou personal para filmes,mas ela está em Paris, vendo em Frances essas horas... boa viagem Tina!!!). Uma safra bem boa de filmes. Estou  com os 8 Odiados ainda sem disposição. Quando assistir, acrescento aqui.

Beijos e muita pipoca light para vocês.
    



imagens de publicidade dos filmes encontradas no Google

4 comentários:

  1. Eu tenho uma pequena lista para colocar em ação numa sala de cinema, especialmente após ter ouvido comentarios na Globo News sobre o proximo Oscar e os concorrentes. Agora com suas dicas, realmente, ajudou a peneirar o que vou ver em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem uns bons filmes mesmo. Vale a pena. Fora Carol, talvez, que é mais parado, e tal, da para assistir todos inclusive com sua filha. As meninas estão muito antenadas ne? Bjoss e boa semana!

      Excluir
  2. Oi Camille,
    Infelizmente ainda não vi nenhum filme do Oscar.
    Tá rolando uma pesquisa de público no blog, sua opinião é muito importante.
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, quando puder assista que tem filmes muito bons. Quanto a pesquisa, as vezes não consigo mexer no seu blog. Ja tinha tentado antes. Mas vou tentar outra vez. Bjoss

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...