25 fevereiro 2012

A VIDA É UM CONCURSO. A PERGUNTA É: VOCÊ QUER VENCER OU SÓ ESTÁ ENROLANDO?

Sim. Estamos preparados. A questão é: queremos vencer? Vencer o que? Pra onde ir? Quais as etapas? E a finalidade? Aqui já começamos a arrastar os chinelos, ou, as rasterinhas. Quem pensa muito não casa, não tem filhos, não vive. Você também ouviu isso de sua avó?

Vencer na vida também é assim: uma espécie de “Corra Lola, corra”. Viu esse filme? É uma mulher que corre. Ponto. Mas... muitas vezes a prova é de paciência e é a total imobilidade que levará a vitória. Um exemplo de criança: quem fica mais tempo sem piscar? Quem fica mais tempo sem rir? Quem fica mais tempo sentado na sala para uma entrevista que está atrasada sem perder o humor, a segurança, a perseverança?

E quem esperneia para decidir o que quer fazer na vida, fingindo que não tem a menor aptidão para coisa alguma? Não tem é? Vai vender jornal velho na esquina. E muito. Para ganhar bastante dinheiro e poder ficar horas na indecisão entre a piscina e a sauna de sua maison, se não lhe ocorrer coisa melhor.

Você quer? A vaidade pode ser um impulso. Pode sim. Me lembro de uma terapeuta que fez todo o Caminho de Santiago de Compostella no tempo em que lá não passava almas juntas, por vergonha de voltar para casa e dizer aos seus parentes, amigos e pacientes que foi incapaz por medo, preguiça, falta de sentido, ou lá o que fosse. Arregou? Arregou mais do julgamento que viria a seguir. E assim, ela faz as outras coisas incríveis que se propõe na vida. É o melhor dos métodos? A melhor motivação? Não sei. Dá certo. Para ela.

E o que dá certo para você? Não precisa ser a vaidade, que aliás pode ser extremamente paralisante para aquele que fica envolto em palavras, belos discursos, cultivando a idolatria de seu “fã clube”, infeliz e impotente por que no
fundo preferia ser rico como seu vizinho e não, respeitado por seus títulos. Mas não se acha capaz, e acredita que a riqueza é pouco nobre. Pode ser. Depende em que mãos está a grana e o que será feito com ela. Construir um hospital humanitário ao invés de um shopping center pode ser uma boa idéia. Mas só poderá decidir quem tiver o dinheiro para fazê-lo. No entanto tantas brigas, agressões e morte se faz por dinheiro, quanta corrupção, inveja e mentira gera o dinheiro. Melhor ficar zen. Mas não “zen” fazer nada pelo que você de fato quer. A vida é um concurso, lembra? Você foi o primeiro a chegar daquela fila de espermatozóides. Essa é manjada? La vem ela com a história dos espermatozóides. Mas garanto que não foi mero acaso a sua vitória, alguma inteligência ou instinto fez você, cabecinha e rabinho chegar na frente do seu concorrente. Você estava preparado, essa era a ordem natural das coisas. Claro. Mas seu colega ao lado também estava ali para vencer. E no entanto, ficou para próxima.

Milésimos de segundos separam o vencedor do perdedor. Como nas Olimpíadas. Contra horas e horas que desperdiçamos sem correr atrás do nosso amor, do nosso melhor emprego, do nosso novo negócio, da nossa dieta, do nosso objetivo.

Vamos combinar. Amanhã é domingo. Realmente parar e pensar no que fazer ou como fazer muito melhor o que já fazemos. Você é faxineira? Ótimo, pense no jeito de deixar o chão mais brilhante, o banheiro mais branco e nenhuma poeira onde sua patroa ou patrão possa passar os dedos. Não importa o que se faz, vamos todos nós, fazer melhor?

E mais. Se você, como eu, como ele ali, ainda tem um sonho, um projeto arquivado, está em tempo. Realizar é uma corrida contra o relógio da existência? Sem dúvida. Mas estamos preparados, por isso estamos aqui, nesse exato momento pensando nesse assunto. Chegou a hora. A vida é um concurso e pergunta é: você quer? Faltam +ou – 25 horas para segunda-feira. Boa sorte :=).

Fotografia encontrada em busca no Google no site PhotoAki ( este blog não tem fins lucrativos, mas caso prefira que eu retire a foto, é só avisar. )

16 comentários:

  1. eu não penso na vida como um concurso. essa competitividade já me cansa antes de começar. acho que a vida é um partilhamento, uma união. concurso significa ir sozinho e me lembra passar por cima dos outros, fazer alianças pra ser escolhido sem passar enfim, desonestidade. prefiro andar em grupo e não passando por cima dos outros. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:26

    Você tem razão, quando se fala em concurso pode-se lembrar essa competitividade cansativa como voce esta dizendo.
    Mas o melhor concurso é de nos mesmos com a vida. Poder fazer aquilo que ja se faz cada dia melhor. E ir atras dos nossos projetos, realizar nossos sonhos, sem medo de ser feliz. Boa semana Pedrita e obrigada pelo comentario.BEIJOS!

    ResponderExcluir
  3. Uau, queria escrever a mesma coisa que a Pedrita. Que bom que li o comentario dela antes.

    Assino embaixo.

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:13

    Oi querida,
    Adoraria que voce lesse o texto ate o final. Tenho certeza de que ia entender o que estou dizendo. As vezes o titulo engana. Mas enfim, bom domingo. E boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Quero vencer. Sempre. Não estou aqui por acaso.
    É minha obrigação mostrar ao Criador, que aproveito todas as oportunidades que me deu.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo querida, o Criador criou um bocado. Temos que fazer a nossa parte e bem feita. VocÊ é gente que faz. E como. Vencedora do proprio concurso. Aquela que levanta, sacode a poeira e volta para a luta. Adoro voce. Bjao

      Excluir
  6. Bravo! Perfeito! Já venci muito, mas, nos últimos tempos, tenho enrolado um tanto... Vou procurar voltar a vencer é que é! Abração, minha cara e doce Camille!

    P.S.: porra (desculpe o palavrão), que merda (desculpe, novamente) - estava pensando no tanto de coisas que deixaria inacabadas se eu morresse hoje e venho para a 'net' e leio este teu texto foda (putz, o que está havendo comigo?! Sou um cavalheiro... Jamais falo um palavrão na frente de uma dama... Mas essa dama é foda... Então acho que não tem problema)... Bom domingo! E obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sera que vi esse comentario aqui antes? Bom, nao costumava responder todos. É isso aí Dilberto, ainda esta em tempo de fazer tudo que voce quer. Ganhe esse concurso! Boa semana!

      Excluir
  7. Cam, falou tudo!!!

    Penso exatamente assim.
    Essa semana ainda falei um monte pra um amigo meu, que vive lamentando, cultivando sofrimento porque não tem isso, não tem aquilo, sempre está sozinho.... cansei!
    Eu disse que ele sempre procura a felicidade no lugar errado. Acho que ele não gostou, porque não falou mais comigo. Que me importa?
    Eu canso de gente assim, que só lamenta...
    Afinal, como vc mesmo diz, fomos o espermatozóide mais rápido, mais esperto, então temos que continuar sendo assim....

    Perfeito!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso amiga amiga Clara, clara mesmo, sempre. Fomos os primeiros, por que vamos ralentar agora? Bora em busca de nossa realizaçao!!! Bjao

      Excluir
  8. Pois então, tem gente que passa pela vida como se fosse turista e de platéia, olhando as experiências alheias e muitas vezes julgando, sem saber a essência, sem conhecimento de causa. Como dizia a minha mãe "Só me julga quem não me conhece".
    A vida sem desafios, torna-se um tédio. Temos que realizar hoje para estarmos bem amanhã. A frase do título foi muito bem explicada no texto e "competição" tem a conotação de estarmos competindo com nós mesmos, o tempo todo! Quantas vezes começamos o dia nos sabotando? A preguiça, a procrastinação, a espera de que outra pessoa faça...
    Emocionalmente é complicado alcançar os objetivos que traçamos, sem às vezes ter que deixar para trás algo que você ama ou admira, pois você tem que se arriscar e ter coragem o suficiente para dizer que chegou lá, e conseguiu o que desejava. Seria bom poder esquecer os fracassos passageiros da vida e continuar sem ter que lembrar cada fase que já se viveu, amores que perdeu, amizades que se foram e momentos que o passado guardou. O problema é que ninguém é tão forte o bastante para ultrapassar algumas barreiras que em nosso destino são colocadas, mas tentamos superá-las, porque sabemos que um tropeço pode ensinar muito mais que uma vitória.

    Ser forte significa muito mais que acreditar em si, é ter a capacidade de ver além do que se quer e não desistir nunca

    Nessa competição da vida, pensemos mais nas pessoas que amamos e no que estamos deixando de fazer agora. Um tempo ocioso na web, por exemplo, estamos deixando de olhar nos olhos dos nossos amados ou deixando de planejar o futuro.

    Cam, vou te contar algo. Minha mãe organizava super bem a vida dela, pois sabia que um passo em falso, os filhos poderiam ser prejudicados. Ela nunca deixou nada para amanhã, coisas que na falta dela, seria ruim para nós. Então, toda a documentação estava à postos do momento de sua morte e quando abrimos seu arquivo, qual o documento estava sobre todos? A escritura do túmulo da família.

    Tem um refrão de uma música do Marcelo D2 que diz assim: "A vida é um eterno perde e ganha/Um dia a gente perde/No outro a gente apanha/Apanha e nem por isso a gente vai fugir da luta"

    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua mãe era o maximo. E ainda fez esse bem esplendido de colocar voce no mundo. Realmente se passa muito tempo na sabotagem com a gente mesmo. Seu comentario é um lindo post. Estou começando a exercitar aquela coisa de acordar todos os dias como se fosse segunda feira. Esta dando certo, um pouco como sua mãe, sem deixar para amanha. E vocÊ mesma é um grande exemplo disso: multiplicidade deatividades e tudo sempre muito bem feito. Um grande beijo querida!

      Excluir
  9. Camille: a vida é mesmo uma dsputa desvairada..o triste é que algumas pessoas nem tentam...e já se acham derrotadas.
    Adoei a sua visita ao meu Cotidiano.
    bjins mil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é triste, messssmo. Ou aquelas que nao lutam por que pensam que a vida inteira algume vai lutar por elas. Como os filhos mal-criados.... Beijao!

      Excluir
  10. Anônimo01:48

    Obrigada amigos pelos comentarios. Vendo o final do Oscar mais uma vez constato que não se vence sozinho, alem de esforço, perseverança, treino, fé, as pessoas vencem com o apoio,o carinho, a força dos amigos. A uniao da equipe. Já participei de muitas concorrencias na vida, e estar em sintonia com meus colegas foi fundamental para nossas vitorias.Assim como em situaçoes muito dificeis, as vezes criticas de superar, conseguimos levantar com o gesto de quem confia na gente, gosta e nos estende a mao, de coraçao aberto.
    Beijos e boa semana,
    Cam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal isso. Não me lembro quando foi que escrevi, mas continuo acreditando no que esta dito ai. Boa semana a todos!

      Excluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...