09 novembro 2011

"Quando você se arrisca pode perder, quando não se arrisca está sempre perdendo: Xeque-Mate. Um filme sobre o desejo.


Hoje tive a oportunidade de assistir Xeque-Mate com Sandrine Bonnaire e Kevin Kline. Produção européia, claro. Os americanos não são capazes de fazer filmes com essa singularidade e singeleza.

O enredo fala de uma mulher que trabalha como faxineira, o personagem de Sandrine. E que um belo dia, ao fazer faxina em um quarto de hotel, observa um casal jogar uma partida de xadrez. O jogo é mais do que um jogo de tabuleiro ali, tem toda uma sensualidade, um glamour, a beleza dos jogadores, que a encanta. E o encantamento se direciona para o xadrez. Ela quer aprender.

Jogar xadrez tem mesmo uma beleza, uma concentração, um utilizar a inteligência para estratégias que fascina. Ainda assim, esse é um filme que mais do que mostrar o interessante jogo, fala do desejo do humano, sempre a procura de algo que que dê mais sentido a sua vida.

A história se passa em um vilarejo na Córsega. Sandrine e Kline estão como sempre maravilhosos. Ele mais maduro, em um papel dramático- quem não associa esse ator inglês às comédias? Muito especial. Assista o filme. Não chega a ser imperdível. Mas como eu disse antes, é uma oportunidade. E deliciosa.

5 comentários:

  1. não conheço, anotado. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Que otima dica, adoro ler critica de filmes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro boas dicas. Anotei.

    =*

    ResponderExcluir
  4. Camille querida,

    Sempre com boas dicas. Anotei. Obrigada. Excelente fim de semana. beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camille!
    Nossa, deve ser muito gostosinho este filme! Vou ver sim.
    Estou voltando, devagarinho, estive em Espanha por 11 dias e adorei.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...