12 novembro 2011

O Livro do Caminho Perfeito- Tao Té Ching


Hoje cedinho fui remexer em um armário-estante de livros. Ali tem uns bem velhinhos, leituras muito antigas, e que despertaram novamente a minha curiosidade ao buscar os livros para o Book Crossing do Blogueiro. Até para isso esse movimento foi bom.
Então encontrei diversos do Tarthang Tulku, Jung e o Tarô e esta preciosidade que é o Livro do Caminho Perfeito de Lao Tsé. Abri aleatóriamente ( e tem jeito mais interessante de abrir um livro desses? )É como se fosse um "oráculo" em que você encontra respostas até para perguntas que ainda não foram formuladas por você. Vou postar aqui a primeira página que encontrei. Como diz na introdução, o TAO é uma palavra hermética e intraduzível, que já chamaram de Lei, Norma, Religião Dever. Mas que o tradudor e comentarista do livro diz que a melhor imagem é "O Caminho Perfeito".
Ai vai a minha leitura:

A TAREFA DA CONQUISTA ( 34)

"O grande Tao está em tudo e a sua potência irradia-se
em todas as direções.
Os dez mil seres dele dependem para nascer e viver.
Quando o trabalho é realizado, ele não apregoa que foi seu autor. Cobre tudo com um manto e não faz valer sua posição de senhor. Poderá entretanto, nas menores coisas ser encontrado. Todos os seres retornam a sua raiz e desaparecem sem saber quem preside seus destinos.
Ele pode ser encontrado nas grandes coisas.
Eis por que o sábio pode realizar grandes conquistas:
é não se fazendo de grande que consegue realizá-las."

Depois tem um comentário que fala sobre a vaidade e orgulho do ser humano em suas pequenas ilusões. Mas esse entendimento fica para cada um de nós.
A professora de Matemática da Anna Luiza já chegou e está aqui, ainda bem, não sei Matemática para ensinar. Por que as crianças continuam não aprendendo direito isso na escola? O lógico não seria todas as matérias entrarem com facilidade nessas cabeças antenadas? Alguma coisa está fora da ordem no ensino do Brasil. Alguma coisa em desordem, pronta para receber um SOS, tanto em amplitude quanto em profundidade.
No mais a professora chegou cheia de novidades: pulou de para-quedas. Que delicia. Acho que vou experimentar. A asa delta pelo menos, tirei de letra. Boa semana blogueiros do coração.

7 comentários:

  1. Camille querida,

    Como sempre, um excelente artigo para reflexão. Não vamos nos perder nos atalhos de nossos espelhos, que às vezes nos encantam... Buscar sempre nas pequenas e grandes coisas os girassóis da energia, do amor, da generosidade, que fazem a nossa felicidade e do universo.
    Excelente fim de semana com muitos girassóis em todos os dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A humildade sempre foi o caminho. Mas até hoje os preconceituosos evocam a pobreza quando falam de humildade, como ser pobre fosse algo que degradasse a moral ou que a humildade pudesse empobrecer o caráter. Os tempos mudaram, né? E ser uma pessoa boa, chega a ser depreciativo. O bom é ser sacana!
    Os tempos mudaram? Em algumas ocasiões acho que não! As pessoas só estão mais expostas e podem demonstrar mais quem elas são. Alguns ainda vivem personagens, como se no final da vida pudessem olhar para o guarda-roupas e mudar de vida.
    A educação está terceirizada como todos os serviços no Brasil. O Estado virou uma grande empresa que "delega", como você bem comentou no "Luz" (rs*) E estou rindo dessa coisa de prefeita.
    Acho justo você contratar uma professora particular de matemática para a sua filha, mas a causa não é porque você não sabe matemática; você não tem obrigação nenhuma de saber matemática para ensinar a sua filha, como também não tem obrigação de ensinar qualquer outra matéria. Mas como eu escrevi acima: tudo está terceirizado no Brasil. Os serviços são repassados e o ensino nas escolas são superficiais porque o profissional precisa trabalhar em várias empresas para conseguir um salário dígno e não têm o tempo que tinham antes em casa para se dedicarem a um só trabalho. Por conta dessa quebra de responsabilidade do Estado com a educação, querem mudar o status quo e daqui um tempo você terá que saber todas as matérias. Nem te conto!
    Um pai e uma mãe vivem pequenas ilusões com seus filhos e isso é bastante enriquecedor quando esses não se sentem explorador. O amor tem o dom da doação e fazemos por amor. Nem mais nem menos, o amor é a norma ética universal para o conviver. O TAO da vida!
    Bom feriado! Beijus,

    ResponderExcluir
  3. a sabedoria vamos adquirindo ao longa da vida...

    ResponderExcluir
  4. Essa é a Camille: acha um livro oriental, ilumina-se numa página sobre o pensamento de povos longínquos sobre Deus em sua plenitude (e no seu modo oriental de ver o mundo), compartilha o interessante livro com seus blogueiros mais assíduos e finaliza recebendo uma professora de matemática que a faz desejar voar (ou despencar) pelos céus... Sensacional! De novo?! Abração! E apareça!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o final do teu post em relacao a matemática da tua filha e da professora que chegou, rs.

    Bjao

    ResponderExcluir
  6. "... é não se fazendo de grande é que pode realizá-las"

    Meu Deus, quanta sabedoria.
    lindo mesmo. demais da conta.
    Hum preciso aprender a ser pequena.
    Isso sim!
    Beijo
    Nuss.... me deu uma saudade de você aqui.Tive a impressão de poder abraçar você, acredita?
    rs

    ResponderExcluir
  7. Camille
    me ocorreu uma coisa.
    Há vários anos fiz um curso de reiki 1 e estou procurando uma maneira de fazer o nivel 2.
    Você conhece alguém que faz isto?
    bjs.

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...