09 agosto 2010

É impressão minha ou faz tempo que a MPB vem sofrendo de uma falta cronica de criatividade?





Domingo fui ao super-mercado. De repente me senti tão feliz. Reparei entao que havia ao fundo das minhas compras uma trilha sonora de Ivan Lins, quer dizer, um desfile de repertório. E que musicas mais lindas.
Tom Jobim, Vinicios, Gonzaguinha, Cazuza ,ja foram. No dia que também partir Chico Buarque, Edu Lobo, Ivan Lins, Joao Gilberto, Caetano Veloso e não sei quem mais, a MPB vai viver de que? De saudade? De história?
Por que sinceramente nao sei quem vai estar no lugar deles, fazendo sucesso, lançando musicas lindas, letras poéticas, coerentes, inteligentes, musicaveis de verdade. Não vejo nenhuma obra consistente no horizonte. Deixei escapar alguns outros bons nomes como Alceu Valença ou Fagner, mas esses tambem sao da mesma faixa etaria e provavelmente morrerão perto. Nada sobra.
Não sei o que canta um Falcao. Gosto bastante do Arnaldo Antunes, mas tb é ja meio veião. Nao tanto quanto os outros. Detessssto sertanejo, apesar de gostar daquelas dancinhas country. As vezes a musica é ate bonita, mas o jeito de cantar é irritante, o visual idem.
Nossa, ia esquecendo do Paulinho da Viola,mas idem no quezito idade. Marina Lima? Idem.
Então me diga, quem sobra? Quem dá continuidade ao trabalho que fez da nossa musica popular uma senhora musica, respeitada no mundo inteiro pela beleza que tem, a alegria que traz, o talento que fascina? Não sei, não sei mesmo. Deixe aqui a sua opiniao, quero muito conhecer o que ha de novo e bom.

10 comentários:

  1. Cam... difícil, hein?

    Olha, eu escuto pra me divertir e curtir: Maria Rita, Seu Jorge, Adriana Calcanhoto, Vanessa da Mata e Lenine.

    Ontem assisti uma entrevista com a Bebel Gilberto, altamente popular em New York! Lembrei que gosto das músicas dela (as novelas estão cheias!). Não costumo ouvir com frequência, mas ela é boa, apesar de não ser mais tão jovem. Ela é contemporânea e está lançando um novo álbum (não conheço ainda). Tem "pedigree", família de artistas.

    Gosto muito o Zeca Baleiro (esta musica AQUI adoro!). O cara é bom. É sério.

    A Vanessa da Mata é pop, mas ainda escuto porque é "up", já Luiza Possi é pop demaaaaaaais! Não dá.

    O Seu Jorge é di-ver-ti-do demais! Mas o ponto aqui é como classificar a "nova MPB" e o qual o estilo que você realmente curte.

    A grande revelação mesmo, pelo que tenho visto, tem sido a Maria Gadu, mas conheço pouco. Ela tem voz suave e tem muitas influências, portanto é eclética. É uma artista segura e ponderada na apresentação dos seus pontos de vista, acho que ela tem futuro.

    Aquela moça que trabalhou na "Malhação" e creio que ainda se divide como atriz e cantora também apresenta um trabalho diversificado, apesar de no começo ter feito sucesso com umas musiquinhas chatas. O nome dela é Marjorie Estiano.

    O programa do Serginho no sábado à noite, o Alta Horas, vira e mexe apresenta artistas diferenciados, apesar de seguir na maioria das vezes mostrando os "artistas da casa" (os que cantam nas novelas globais).

    Enfim, acho que você deve receber mais sugestões aqui nos comentários e dar a sua filtrada pessoal.

    Boa sorte!

    Bjs!

    Michelle

    ResponderExcluir
  2. Ui... Deixa eu "corrigir" (ou melhor, esclarecer) aqui o que falei da Bebel Gilberto: dizer "ela é boa, apesar de não ser mais tão jovem" não intenção de determinar a qualidade da artista em função da idade! Peloamordedeus! Fiz referência à juventude dela apenas porque você usou como critério no post a idade dos artistas. Pronto, foi só isso.

    Eu não uso como critério a idade do artista para classificar a qualidade da música (longe de mim!) e acho que você também não, claro. O importante aqui é só mesmo explicitar a relação oposta entre "nova safra" e "velha safra".

    Pronto... Ufa! Escrever (mal) tem dessas coisas! rs!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Cam, há uma vazio poético a ser preenchido na música atual. Talvez venha daí a dificuldade de classificar ou não algo como MPB. Porque se formos comparar a MPB de antes com o que "se apresenta" como MPB hoje fica confuso.

    Eu desclassifico tudo e ouço. O que eu gostar, já deu. Cansativo é escutar sempre as composições de outrora sendo "interpretadas" pelo novatos, porque assim é fácil! "Nada se cria, tudo se transforma".

    Mas penso que tudo é um grande fluxo mundial... A pobreza nas criações e composições é só mais um reflexo da pobreza de opiniões e conhecimentos. Obscuridade total. Era das trevas.

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  4. Oi Cam! Agora você me pegou. Fui, voltei, pensei, e, a verdade é que, espontaneamente nenhum nome me vem a cabeça. Existe, é claro, uma geração nova de intérpretes, mas acho que sua pergunta referia-se a compositores também - entendi certo?
    Que alerta danado! Vou pesquisar e, se der, volto para dividir! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  5. adoro o Ivan..bjs e dias felizes
    Grace

    ResponderExcluir
  6. Oi Camille!

    Eu sou(era) fã incondicional de Chico Buarque - mas são tempos idos.Lembro com saudade Ivan Lins que escreveu músicas lindas. Hoje só ficou poeira. Nada restou dessa era dourada, nada... Lembranças?

    beijo grande minha querida,

    ResponderExcluir
  7. Anônimo08:21

    Thank you friends.
    Entao, eu nao fiz nenhum comentario sobre o que voce disse de Bebel Gilberto Milchelle, alguem falou alguma coisa para voce disso? Acho que ninguem se "machucou", heheheh.
    NUnca fui muito fã do jeito dela, mas a voz dela é bonita sim, cantava que era uma beleza uma musica que acho que chama Espelhos do Tio Chico Buarque. Sim claro que estou falando de compositores, quem cria. Cantar o dos outros é facil. Mesmo assim, Caetano Veloso da um banho de interpretaçao ate se cantar musica de roda....E é uma opiniao isenta, por que como pessoa acho ele chaterrimo.
    Bjos,
    Cam

    ResponderExcluir
  8. Lenine, tudo bem que ele já tem 50, mas eu amo de paixão, e Zeca Baleiro tb! E Marisa Monte. Só consigo lembrar destes.
    Beijos grandes, amiga.

    ResponderExcluir
  9. Outro excelente post menina!
    Gostei de descobrir seu blog hoje através da Glorinha.
    Sobre seu questionamento, posso dizer-lhe que, sinceramente, não sei, talvez Lenine, Maria Gadu, Adriana Calcanhoto ... mas, iguais a estes que citou, acho muito equidistantes. hehe
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  10. Penso o mesmo. Os citados acima não são compositores, na maioria- é um apena. Quem sãoos novos compositores de peso? eu não conheço. Talvez a gente e a maioria desconheça- espero q apareçam alguns. Mas não haverá outro momento tão rico qto o de Tom, Chico, Caetano, Bosco(vc esqueceu), Gil, tantos...
    bjs Laura

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...