30 outubro 2009

Cinquentinha: fenômeno interessante.

Agora que Pedro Paulo Rangel, grande ator de Teatro e televisão e ainda por cima blogueiro( dos que escrevem bem) no Blog Soppa de Letras, disse que eu poderia ser crítica de televisão-tem razão Tina, você viu primeiro e sempre falou sim, que eu era sua "personal" de cinema. Diante disso, como diz a Jan, minha personal para livros, "estou me achando". E aproveitando a deixa vou só fazer um comentário sobre uma minissérie da Tv Globo, que vai entrar no ar. Não, não é nenhuma fonte de informação privilegiada que passei a ter desde o comentário do PP. Acabei de ver no UOL mesmo: é uma minissérie sobre quatro mulheres de 50 anos. Só que, três delas, Betty Lago deve estar próxima ou já passou dos sessenta. Marília Gabriela já passou beem dos sessenta e Susana Vieira tem quase setenta. O fato é que elas parecem ótimas, mais jovens do que as mulheres que tinham 40 há algumas décadas atras.

Há uns dois anos saiu na capa da Veja, metade o rosto da Cristiane Torloni que tem confessos um pouco mais de cinquenta, e metade o rosto de sua mãe quando tinha cinquenta. A mãe de Cristiane aos cinquenta parecia avó de Cristiane aos cinquenta, que aparenta menos de quarenta. Esse ano ainda, saiu novamente a mesma capa, dividida ao meio, só que dessa vez eram os rostos da modelo Daniela Sarahiba, que deve ter uns vinte e tantos e o de sua mãe que deve ter uns quarenta e lá vai, a menos que tenha tido a filha com 15, pode ser também. O fato é que o leitor não distingue bem a idade de uma e de outra, mas certamente não diz tratar-se de mãe e filha.

Quer dizer, ao que parece, e parece mesmo, as mulheres estão rejuvenescendo. Benza Deus. E por isso mesmo, o fenômeno agora ocorre ao contrário. Para dar veracidade ao personagem, para empatar com a imagem que o público faz de uma mulher de cinquenta, colocam uma de quase setenta para interpretá-lo. Isso vislumbra um excelente algúrio. Principalmente para nós meninas. Claro que o responsável por esse fenômeno nao deve ser o poder benéfico do ar poluído de São Paulo e nem do sol tórrido do também poluido Rio de Janeiro, habitats de estrelas de televisão. Mas, aos cuidados e aos tratamentos disponíveis hoje no Brasil e há muito tempo nas clinicas estéticas dos EUA. Assim como, a disposição das mulheres de correrem atrás de uma beleza externa equilibrada( socorro Donatella Versace não é? Aquela que aumentou a boca e chegou a ficar bizarro o resultado) e de uma saúde de ferro, para manter a jovialidade. E certamente, a um estado de espírito, uma moral elevada, uma descrença nos preconceitos que ainda vestem uma mulher de sessenta de vovozinha, como se esse fosse o único espaço a ser ocupado.

Está la também na mesma página do UOL de hoje, a lindézima Demi Moore, de quase cinquenta, com seu rosto perfeito, seu corpinho de 30 e seu marido de 25, para nos inspirar. Ela deve passar fome? Provavel. Mas isso a Carolina Diekerman já confessou que também passa e só agora fez trinta. Enfim, com fome ou sem fome, com plástica ou não, cada uma escolhe seu futuro e isso é muito bom . Antigamente não tinha escolha e desde que nasci, a imagem de minha avó na minha cabeça, sempre foi a de uma velhiiiinha e ela não era, só estava no posto: cinquentinha, sessentinha e minha vovozinha. E no atual momento, botox+ academia+ dieta+ ausencia de preconceito contra a própria idade + ( sei lá mais o que, mas vou descobrir no tempo certo)= mulher de cinquenta com cara de trinta e mulher de sessenta com cara de quarenta. Gostei da conta. E olha que não sou boa em matemática. ( foto: Demi Mooore, busca no Google)

8 comentários:

  1. Oi Camille.
    A Ciência e a Medicina avançam em benefício da mulher. Pela parte que me toca, nada mais justo. Ave!
    Muito bacana a manifestação do PPR. O reconhecimento faz bem à alma e gratifica o coração.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Fiz 50 em agosto e minha foto é do ano passado. Não pinto os cabelos, nem passo cremes, só filtro solar diariamente. Há um ano deixei treinos pesados de natação e academia. Hoje faço caminhadas e treino na pequena academia do prédio.
    Essa ditadura do corpo perfeito é absurda, as pessoas deveriam se preocupar em ser felizes.

    No seriado, a saída na Marília Pêra é uma pena, mas vamos nos contentar com a Vieira.
    PP e um dos meus atores preferidos e não conheço seu blog.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Camille.
    Eu, de novo. Só pra deixar claro: vô Daniel nunca fez uso de entorpecentes químicos. Quanto ao neto, só posso dizer um homem é um homem e suas circunstâncias. Estas, no meu caso, são invioláveis.

    Beijo respeitoso.

    ResponderExcluir
  4. Camille, tudo bem por ai?

    Menina, mas é isso mesmo, estamos rejuvenescendo com tantas coisas que o mercado e a medicina nos oferece.
    Acredito que essas atrizes que se cuidam além de toda a engehosidade do que a medicina oferece os hormônios precisam ser cuidados para se ter também sempre um bom humor.
    E reconhecimento merecido porque você escreve muito bem mesmo.

    Bom fim de semana prá vocês.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14:26

    O fato é que a mulherada adora esconder a idade, esse papo q a Suzana não tem 70 anos é mentira, ela deve ter uns 70 pq é bem mais velha q a minha mãe q tem 66 anos.
    De qualquer forma, sou a favor da estética para melhorar a aparência, mas sem exageros pq parece uma boneca de plástico de tanto BOTOX.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acho sim, que as mulheres representam menos, mas não credito à industria de cosméticos ou plásticas, acho que é mais pelo vestir, portar-se, colocar-se.
    Conheço mulheres comuns que nunca usaram de artifícios representando bem menos.
    De qualquer forma isto é muito bom, o preconceito está caindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vc é um excelente crítica de tv e cinema, isto é um fato.
    Quanto a idade, tenho quase 38, não faço regime, nem ginástica e só uso maquiagem em eventos...enfim sou vaidosa, pero no mucho, mas acho legal envelhecer bem e acho que a genética ajuda muuuito. Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Cam, minha amiga!!

    Fiquei sabendo do seu sucesso e da presença de um blogueiro ilustre no seu cantinho tão gostoso.
    Ai, ai, como é bom ser amiga de pessoas ilustres e famosas. Mas a doce Cam, continua doce e iluminada como sempre foi!

    Eu faço parte deses time de cinquentinha, com muito orgulho. Como diz um amigo meu: as mulheres tem o poder! E olha que ele é um meninão, mas sabe das coisas...rs

    Beijinhos e depois pego o autógrafo.
    Precisa tirar senha?? rsrs

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...