18 agosto 2007

O tempo e suas capacidades

Em primeiro lugar agradeço a vocês todos, amigos bloggeiros por virem aqui especialmente para me consolar, não tem outra palavra mesmo, diante da violencia braba que sofri nessa cidade. Como disseram alguns de vocês, dou graças a Deus por estar viva, sim. E o melhor é pensar que tive uma super sorte. E tive mesmo.
Naquela tentativa bacana de sair de casa e ver gente, hoje fui a um forum sobre "o tempo na clinica analítica". Muito bom. O palestrante Luis Izcovich veio da França para falar sobre questões importantes que envolvem as teorias de Lacan e suas idéias a respeito da instituição psicanalítica. Gostei muito. Mas como é muita teoria, resumo dizendo que o que ele disse como sendo dele, de Lacan, ou de outros filósofos, além de Freud é claro, é que o tempo não existe no nosso inconsciente. Sendo assim é bobagem dizer que com o tempo tudo passa. Tudo passa com tempo se deixarmos passar. Se ficarmos agarrados nas nossas limitações, não damos um passo rumo ao futuro e nem vivemos o presente de maneira renovadora. O tempo é a gente quem faz, mais ou menos isso. É bom que tenhamos premencia, que tenhamos urgencia. Que saibamos que a morte existe para perdermos menos tempo. Para vivermos ou alcançarmos mais intensamente e sem muita frescura, aquilo que queremos fazer da nossa vida. Valeu.
Beijos para todos, boa semana, muita paz, tranquilidade, segurança e atenção para nós mesmos, Camille

11 comentários:

  1. Anônimo19:42

    Primeiramente gostaria de agradecer as palavras acalentadoras deixadas lá no acrosticomania.
    Sobre o tempo... ele pode ser nosso aliado ou nosso inimigo... só depende de nós.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o tempo...
    Queria ter assistido a tal conferência.
    Estou estudando lacan, agora com mais afinco- já estudei antes, mas sem compromisso, agora estou me filiando a um grupo lacaniano daqui- foi o que melhor me acolheu :)
    E na vida tudo pode se tornar aprendizagem, não é?
    Bjs querida, Laura

    ResponderExcluir
  3. Oi menina!

    É, o tempo é senhor do destino ! E a gente tem que driblá-lo...

    Bom te sentir mais alegrinha.

    beijos querida e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22:37

    Então só espero poder fazer meu tempo da melhor forma e desejar que o seu seja breve para que os acontecimentos saiam da sua lembrança...
    linda semana,flor
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:48

    Camille,tem razão, "tudo passa com o tempo se deixarmos passar".Que bom que você está se sentindo melhor. Hoje está muito frio.
    Um semana de muita Paz para você.
    Beijos, Edna

    ResponderExcluir
  6. O que disse do tempo, sobre nós nos agarrarmos à ele, isso é bem verdade e outra verdade "a morte existe para perdermos menos tempo". Essa frase é um espetáculo!! (rs*) Mais um motivo para saber porque a morte existe. Beijus

    ResponderExcluir
  7. Entao se é bobagem dizer que com o tempo tudo passa, entao nao é perda de tempo esperar o tempo passar??? Ih mana... tá vendo pq nao presto pra esse tipo de questao

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:21

    E como presta Ciça. É exatamente isso que voce falou. Você é sempre muito inligente. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Camille, é para fazer pensar este seu post e amei a frase:

    Que saibamos que a morte existe para perdermos menos tempo.

    Ou seria para não nos apagarmos a matéria e deixar a essencia fluir como um passaro que tem asas para voar na direção da Liberdade.

    Acredito que a morte seja uma verdade complexa onde a gente quiça encontre muitas respostas e pessoas amadas. Não acredito no fim simples a Alma existe!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Relendo compreendi melhor que você está bem e que o tempo ti fez refletir, me alegra saber.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Camille, cheguei por acaso em você. Entrei no Jardim da Clarice, e simplesmente cliquei. Vi você falando da morte... Passei no ano passado um processo vida-morte ,no hospital.Entendi que o medo da perda, o apego é que nos faz sofrer, dentre tantas outras coisas.... Adorei a ópera! É intraduzível mesmo!!! Espero te encontrar outra vez. Posso te anexar no meu blog? Aí não vou mais entrar por acasor. rsrsrs Abraços Tânia

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...