26 agosto 2007

A neta da Rosário

Minha filha está extasiada. A neta da Rosário, empregada aqui em casa, veio passar o final de semana com a avó. Rosário é pretinha, pretinha e a neta, branquinha, branquinha e loura. Como acontece esse fenômeno? "Ah, tive um filho com um branco alto, bonito. Não quis casar não. Só o filho. Mas que filho lindo! Preto feito eu, alto, parece um ator de cinema. Ele casou com uma branca e ai nasceu a Paula." Ok, coisas do Brasil. Elas se parecem fisicamente, mas o contraste da cor é realmente um encantamento a mais. A menina tem 10 anos, mas parece 12. Quer ser modelo quando crescer e já usa salto alto. Mas brinca por horas feito menininha, de qualquer coisa que a minha pequena de 6 resolva inventar. Mais uma coisa hibrida, que nós seres humanos carregamos: ser menina, ser um mulher, ter várias etnias, um inconsciente coletivo pra lá de coletivo, ser multi-tudo, ao mesmo tempo. E o mais legal é que a Paula brinca, não por que esteja fazendo um favor para a patroa da avó, mas por que gosta , de fato, das brincadeiras, gosta de estar aqui com a avó, é cheia de afetividade genuina. Que bom, que venha sempre que quiser.
Ontem foi aniversário de uma amiga do Rio, que também mora aqui. Encontrei um monte de gente que não via há anos e anos. Gente amiga e do Rio, de Parati. Cada dia que passa, sinto que estou conseguindo meu intento: fazer um caminho de volta para mim mesma. Um lugar que tem mar, muita gente bonita por dentro e por fora, uma historia rica em muitos sentidos, para contar. Amém.

14 comentários:

  1. Acho que o intento de todo mundo eh retornar para dentro de si mesmo, se encontrar... que bom que vc esta conseguindo isso! bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz em vê-la assim, tão bom...ah! o mar... quem viveu perto, não consegue ser feliz longe.
    Ah! é tão bom a gente se sentir inteira, não é? eu demorei a voltar a sentir isto aqui- tb estou agora resgatando o que eu era(profissionalmente), dá mta alegria.
    E qto a menina, sorte ter nascido branca neste país que faz de conta que não tem preconceito.
    Bjs Laura

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:18

    No Brasil todas as cores se misturam, mas nao quer dizer que nao exista preconceito..existe o preconceito economico e ate racial..que bom que vc estå se encontrando

    ResponderExcluir
  4. O único problema das crianças é que elas se tornam adultas.
    Quanto a mim, hehe, nem jornalista, nem jurista. Sou professor. Um doce se adivinhar a disciplina.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:23

    Que coisa boa! Criança é sempre verdadeira, não existe hipocrisia no mundo delas. E amigos verdadeiros perto da gente também é tudo de bom!

    ótimo domingo pra você e uma semana cheia de coisas boas!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha, acho que é assim que a gente se encontra, se re-descobre e se sente feliz, vá em frente!!!

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Portugal também há muitos casos assim. Temos muitos africanos a viver por aqui (fruto da guerra nas ex-colónias portuguesas em África) e a mistura de raças é inevitável. Acontece principalmente com os caboverdianos, eles próprios já com grande mistura nos seus antepassados, que, ao terem filhos com portugueses brancos, geram crianças brancas de olhos claros. Eu adoro essa miscigenação! Todos diferentes, todos iguais!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13:07

    Ai, ai, como aprendemos com as crianças do mundo de qualquer cor ou credo,são anjos arrumando nosso riso, são adultos organizando nossos momentos. Tenho-as por perto, continuação da familia e juntos somos uma só brincadeira, de ser feliz!
    Quando falou em amigos do Rio, achei que Rio fosse nome de alguém, e sorri pois esse será o nome do meu 7º netinho, sim senhora, rsss, Rio será companhia para Jade, Léozinho, Ruan, João Gabriel, Manhã Clara e Rocco...coisa boa né? ahhh! é carioca sim, rsss
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo15:51

    Uia! Que maravilha isso! Amém!
    Beijinhossssss

    ResponderExcluir
  10. Oi querida!

    As crianças tem alma pura, jeito doce de encantar o mundo. E você está cada dia mais animada. Gosto disso.

    beijos querida e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. , onde quer que ande, que vá, que venha, há histórias pra se contar. olha como a diversidade brasileira é privilégio nosso...
    , beijos meus.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:11

    Criança é assim, quem estraga elas são os adultos com seus preconceitos e manias...

    Obrigada pela visita lá no blog amiga, eu voltarei a postar em breve pode esperar.

    Bjokas e fica com Deus :)

    ResponderExcluir
  13. Camille, o teste no meu blog era sobre como postar foto pelo celular! Nao era nada editorial nao! bjs

    ResponderExcluir
  14. Camille, vivemos tanto que depois de um tempo, queremos a simplicidade. Isso é amadurecimento.

    Acho linda essa mistura de raças. Sabe que esses dias li que as pessoas loiras estão em extinção? Num futuro, ao contrário do que normalmente pensamos, seremos negros de olhos azuis! Que lindo!!

    Bom dia ! Beijus

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...