20 maio 2011

Desafio Literário.


Fui indicada para um desafio feito pela querida blogueira Camila Araújo

No fim também desafiarei alguns blogueiros. Portanto preparem-se!
Lá vai 3... 2... 1...

1 - Existe um livro que você leria e releria várias vezes?

O único livro que li inteiro mais de uma vez foi a "Autobiografia de um Yogue" escrito por Yogananda. Outros livros: li novamente principalmente livros de crônicas, que você pode escolher uma ou outra que já leu anos antes e reler como se fosse a primeira vez. Livros de Clarice Lispector, Machado de Assis, Ligia Fagundes Telles, os que lembro no momento.

2 - Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?

Uma porção. Para confessar o que ninguém conta: todos do Saramago. Não consigo. "O Evangelho..." parei bem no comecinho. Por que eram várias só com a descrição de um homem atravessando a rua. "A Menina que roubava livros", desses best-sellers recomendados por revista (roubada) li uma ou duas páginas.

3 - Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?

Ah, eu já escolhi. O do Yogananda. Além de gostar muito de biografias. Mais ainda das auto-biografias, o livro de Yogananda contém ensinamentos para o resto da vida e é muito bem escrito.

4 - Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?

Muitos. Ainda bem. Assim tem ainda montes de livros para eu ler. Quero ler o livro da nossa amiga blogueira Glorinha de Lion e tambem o livro da nossa amiga blogueira Lunna Guedes. Já já chego lá.

5 - Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?

Lembrei de um: "O Fim da Infância" ficção científica de Arthur Clark tem uma cena final linda, metafórica e muito condizente com os tempos que estamos vivendo. Taí um livro que vale a pena ler de cabo a rabo. E até ler duas vezes.

6 - Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?

E como tinha. Meu pai fez para mim uma assinatura numa livraria, e eu ia lá e pagava o que queria. Isso é um privilégio não é? Hoje não faria o mesmo com meus filhos. Estaria arriscando a minha pequena a levar canetinhas, brinquedos, trash books,as livrarias estão expandindo seus negócios de forma muito marketeira.

Jamais fui chegada a Monteiro Lobato. Lia ficção científica desde cedo. Acho que li todos de Aldous Huxley ( puxa agora não tenho certeza da grafia do nome). Adoraaavaaa ler os livros de Agatha Christie. Sei la quantos li. Também lia livros de cronicas de autores brasileiros, esses meu pai indicava para mim. Até Drummond tem lindas crônicas, nao é só poesia não.

No começo da adolescência já estava lendo Simone de Beauvoir (estou com preguiça de ver a grafia correta agora). Um dia desses peguei um volume velho que era do meu pai e nunca devolvi de "Todos os Homens são Mortais" Que eu li aos 13 anos. Fiquei emocionada com minhas inúmeras anotações. Fui uma adolescente "papo cabeça".

7 - Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?

As vezes acontece isso, com todo mundo, com livros de faculdade. Assim mesmo quando é chato, a gente vai pulando e lendo só o que interessa. Mas romance que eu tenha feito isso, o mais recente foi "Travessuras da Menina Má". Uma amiga leu e gostou muito, me contou o enredo. Fui ler e encontrei outro enredo diferente (cada um dá a sua versão). Mas achei chato, mal-escrito, incoerente. A menos que o livro tenha um subtexto que é o que eu imagino. Aí se torna genial. Agora, se livro é apenas aquilo que todo mundo consegue ver é um surto de Vargas Llosa. Li até o final por pura curiosidade. Para ver até aonde ia a coisa. E claro, adivinhei o final bem previsivel...

8 - Indique alguns dos seus livros favoritos

Nossa, sou eclética. Gosto de:
  • O DIARIO DE ANNE FRANK- escrito por ela e revisado por seu pai quando o diário foi encontrado. É uma preciosidade.
  • CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR- de Amyr Klink.
  • PERSUASÃO DE JANE AUSTEN- Totalmente inspirador. Dá logo vontade de fazer um clube de leitura.
  • BONJOUR TRISTESSE de Françoise Sagan- daqueles que você le saboreando o estilo da escritora.
Ah tem muitos mais, maravilhosos.

9 - Qual livro você está lendo no momento?
  • O MENINO DE MASSANGANA- de Sonia Sales( é a biografia de Joaquim Nabuco. Imperdível, o homem era o maximo, grande abolicionista. E é meio obrigaçao sabermos um pouco da historia do Brasil..)
  • UM CERTO VERÃO NA SICÍLIA- de Marilena de Blasi, a mesma que escreveu "Mil Dias na Toscana" e
  • À SOMBRA DESTA MANGUEIRA (comecei ontem) do grande Educador PAULO FREIRE, o homem que poderia mudar a cara do Brasil, alfabetizando o país de ponta a ponta com seu metodo rapido e ideal para países como o nosso. Não foi aproveitado todo essa visão e talento, reconhecido como um mestre la fora. Mas aqui, paralizado. O que queriam Fernado Henrique Cardoso, Lula ou Dilma? Deixar as coisas como estão? Não sei. Mas quando leio Paulo Freire leio sobre a esperança do mundo. É um autor muito positivo e idealista.
10- Indique outros blogues e blogueiros para participar desse desafio:Acho que cumpri a meta. E vou adorar ler as repostas de quem aceitar esse desafio literário. Obrigada por me incluir Camila.

(Capas dos livros encontradas em busca no Google)

23 comentários:

  1. Eu quero responder este questionário. Posso copiar e colocar no meu blog? (indicando a fonte, é claro)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:12

    Muito bom esse meme. Perguntas ótimas. E adorei tuas respostas.
    Parabéns. Bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Ei Camille

    Eu ando tão avessa a leituras.
    O último que li e reli muitas vezes foi o da Glorinha, mas tenho uma pilha aqui para ler.
    Ando desanimada que só. Nao é com eles o problema, é comigo mesma.
    Adorei suas respostas e assim que der respondo e te aviso tá?
    Obrigada pela lembraça querida.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. 1 - Eu li Baudolino, do Umberto Eco quatro vezes.

    2 - História do cerco de Lisboa, de Saramago.

    3 - Nenhum livro eu vou levar mais de trinta anos para ler.

    4 - Ulysses, de James Joyce.

    5 - Cem anos de solidão, de G.G.Márquez.

    6 - No terceiro ano primário a D.Marta obrigava a ler um livro por semana. Li muito Monteiro Lobato.

    7 - Doutor Fausto de Thomas Mann

    8 - Não dá. Dá um pulinho no meu blog,rs...

    ResponderExcluir
  5. Uai, que responsabilidade! Obrigada pela indicação. Farei uma busca na memória pra realizar a atividade. Bjs amiga!!

    ResponderExcluir
  6. do saramago o q menos me identifico é o evangelho pelo lado religioso. mas os outros eu adoro. obrigada por me indicar, é a cara do meu blog realmente. aguarde um pouquinho q uma hora eu coloco. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:56

    Mas é isso mesmo amigo. A idéia é que voce deixe no seu blog para as outras pessoas irem visitar. Vou colocar seu nome ali em cima para que possam visitar seu blog. Assim vai fazer amigos, ou os amigos que voce ja tem, veem o que voce escreveu! Bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o desafio literário.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas leituras, cam. Pelo visto livros de faculdade são sempre citados como chatos, rs.

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  10. Baudolino, que o Enaldo citou é ótimo. Que peninha que não consegue ler Saramago! Sou meio rebelde para ler aquilo que evidentemente estão todos lendo e O Diário de Anne Frank, não me estimula - Este livro já entrou e saiu da minha estante várias vezes.
    Livros de escola, de faculdade já de antemão ficamos com preguiça de ler, mas imagina, eu tenho que ler muitos livros técnicos para me atualizar e os de lazer ficam para segundo plano, mesmo assim, sempre acho uma brecha. O último que li foi "Explicando Deus Numa Corrida de Táxi", de Paul Arden que o ♥ Júlio fez um post para participar do Bookcrossing blogueiro.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22:13

    Uau! Agora entendi, obrigada pela ediçao! FIcou otimo! Isso eu nao sei fazer nao, colocar o link para clicar e cair no blog de outra pessoa. Preciso aprender, eu tinha entendido outra coisa...
    O Diario de Anne Frank é uma surpresa. É uma unanimidade e mesmo assim nao é mediocre. É lindo. Uma menina com uma cabeça incrivel. Desses seres humanos que olham e veem a vida simplesmente do jeito que é, mesmo que so tenha 13 anos. Vale a pena. Esse que voce cita parece bom "Explicando Deus numa corrida de Taxi"... Vou procurar saber mais.
    Beijos e mais uma vez obrigada por sempre embelezar meu blog.
    Cam

    ResponderExcluir
  12. Wow wow wow, alto lá, srta.dona Luma Rosa. Eu "consigo ler" Saramago sim, senhora, rs. Eu li "Ensaio sobre a cegueira" (em 94), o "Evangelho...", "Todos os nomes", "A caverna", "O homem duplicado", "Ensaios osbre a lucidez", e "As intermitências da morte". Por alguma razão o cerco não foi adiante (falha minha), rs...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo00:05

    Ops! Quem nao lê Saramago sou eu. Nao gosto, acho lento, chato e tenho coragem de dizer isso. Sei la se é coragem ou cara de pau. Ele é tao apreciado e de fato deve ser tão bom, eu é que nao aguento. Pior pra mim.
    Luma estava se referindo ao que escrevi no post... Ja fez o seu perguntas e respostas? Em que blog? Nao encontrei no de Paris.
    Boa semana,
    Cam

    ResponderExcluir
  14. Isto, Camille, obrigado, eu gosto de justiça, rs... Pode falar à vontade do Saramago, eu também acho que ele escreve de um modo pachorrento, coisa tipo: "ai, por que todos não são comunistas clássicos como eu?!"rs...

    Vou reproduzir o questionário lá no panoticum.

    ResponderExcluir
  15. Cam... vc esqueceu de mim... :((, mas posso fazer na mesma? Posso? Posso? Por favor, só vou fazer se vc deixar :).
    Um cheiro enorme, Jan

    ResponderExcluir
  16. Cam, mando hoje à noite, foto de péd-e-moleque, bolo de macacheira e bolo de rolo, os dois primeiros são típicos da época junina e deliciosos, e o último (levei um pedação para vcs, mas tive que deixar com um amigo meu aí e é a cara de Pernambuco, é nosso patrimônio!

    ResponderExcluir
  17. Cam já fiz o desafio lá no Koukla :)

    ResponderExcluir
  18. Uau você sempre foi "papo cabeça".
    Eu li muito na adolescência. Depois fui parando. Não sou muito de ler, mas gostaria mesmo.
    Tneho algunas livros que comecei e parei, recomecei e nunca terminei.
    Em comum, também li o Diário de Anne Frank e Cem dias entre céu e mar.
    Infelizmente não vou poder postar, ando bastante ocupada e preciso concluir umas tarefas.

    Obrigada por me desafiar.

    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Anônimo23:49

    Tudo bem amiga, ja valeu sua honrosa participaçao aqui. Beijinhos. Continua desafiada!!!Hehehehehe

    ResponderExcluir
  20. oi querida, demorei mas participei. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  21. Cam, sensacionais tuas escolhas e adorei te conhecer mais um pouquinho. Menina, que pai maravilhoso vc teve. E que cabeca vc já tinha aos 13 anos para ler Simone, nossa! Fiquei de queixo caido agora.

    Lá no O que elas estao lendo estamos com este desafio. Posso levar o post e colá-lo lá no blog com seus direitos claro.

    Esperando tua resposta, por email por favor.

    Bjao e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  22. Camille,

    o Alexandre (Lost in Japan) me trouxe aqui.
    Gostei das suas respostas e do seu jeito de escrever.
    Ainda ganhei de presente uma lista de 4 livros: O fim da infância, Persuasão de Jane Austen, O Menino de Massangana e à Sombra desta Mangueira. Obrigada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Oi Bella!

    Te vi no Ale, mas hoje que estou tendo time de vir aqui...

    Amo ler, vou ver se este desafio sai esta semana lá no blog...

    Sou fã do Saramago, como escritor e como pessoa. Tente ler "Ensaio da Cegueira", é excelente!

    Uma ótima semana p/ vc.

    Beijossssssssss

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...