19 dezembro 2010

"La Prima Cosa Bella: a primeira coisa linda que eu tive nessa vida."




Filme lindo. E olha que eu não dava nada por ele. Mas os italianos sabem fazer filmes muito, muito bem. Como também sabem fazer pasta, vino e gente bonita. Assim como Anna, a linda personagem central dessa saga contada sem economia de tempo: mais de três horas de duração. O povo italiano tem o dom de ser tragi- comico- Alguém aqui teve a coragem de não assistir "O Carteiro e o Poeta" ? "La Prima Cosa Bella" também tem essa sutil pegada do drama que em diversos momentos flui para a comédia, sem que você perceba muito bem a passagem. E o espectador se torna aquele famoso sangue quente que não sabe se ri ou se chora.
Anna é uma mulher linda, casada e com dois filhinhos super fofos. Podia ser feliz. Mas seu marido ciumento a coloca para fora de casa com as crianças e tudo. Desesperada, sem saber fazer nada além de ser bonita, Anna vai se prostituindo ao longo de sua história. Sem se tornar de todo vulgar. Sabe essas pessoas que mantém a inocência apesar de todos os pesares? Assim, e até o fim. O filme conta toda a sua trajetória. E se você aprecia cinema, precisa assistir essa película no capricho rodada em Livorno, cidade de origem do cineasta, o diretor Paolo Virzi. Nas cenas finais é utilizado um filtro especial que torna as cores mais bonitas, mais "italianas". E faz todo o sentido pelo olhar de Bruno, segundo personagem mais importante, o filho de Anna já adulto.
Enquanto eu procurava as imagens no Google, li que "La Prima Cosa Bella" representará a Itália no Oscar 2011, concorrendo na categoria de melhor filme estrangeiro. Não assisti os outros concorrentes, mas por mim já ganhou.

8 comentários:

  1. Camille!
    Fiquei me coçando para assistir esta sua excelente indicação. Já anotei até.
    Mas, ontem também assisti outro, rodado na Itália, mas americano mesmo, o tal "Cartas para Julieta".
    amei!
    E ainda viajei com as lindas paisagens da Toscana.
    Amo filmes italianos ou que mostrem este povo e país, tenho lá um pedacinho de alma.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. valeu a dica, anotado. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Puxa vou anotar! Adoro esse tipo de filme! Já viu Os Homens que Não Amavam as Mulheres? É muito bom! Obrigada pela dica. bjs,

    ResponderExcluir
  4. Dica mais que anotada, sou suspeita eu sei, mas adoro filmes italianos. Ai ai ai.
    Bacio carissima

    ResponderExcluir
  5. Oi Camille

    Que bela vontade me deu de assistir esse filme.

    Que você tenha um Natal abençoado e que 2011 seja de muita paz e realizações.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Camille, não gosto dessa coisa de copiar e colar, mas tive que fazer pra poder desejar feliz natal pra todos, então aqui vai:
    Querida amiga, te desejo um ano repleto de realizações cercado de muito amor, amigos e muita luz!
    Que o Bem e a Paz iluminem o mundo!
    Que a felicidade inunde os corações e se espalhe entre nossos semelhantes durante todo o ano de 2011!
    Que nesse ano que se inicia nos tornemos melhores e aprendamos mais uns com os outros, Felizes Festas.
    Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  8. O Cinema italiano soube dar a volta por cima! E penso que estes cineastas fazem bem em levar para a tela situações corriqueiras do dia a dia com poesia, mas por outro lado fico pensando que "sempre" colocam o sexo e beleza como único meio de sobrevivência das mulheres.
    Gosto do cinema italiano e já está anotada a dica!
    Camille, espero que tenha gostado do cartão! É seu!! Feliz natal!

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...