07 setembro 2016

Bons Motivos Para Assistir a Peça LIVRO DE OURO: "se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir mais longe,vamos juntos"

   Ah eles são uma troupe de ouro, isso dá para dizer logo de saída. Assim que os três sinais para começar tocaram, percebi que ia me divertir muito. E bem.  O cenário,  de Victoria Andreoli,  é simples, e ao mesmo tempo elaborado. Inteligente, acompanha a essência da peça: só na madeira, dando mesmo a ideia, de que, não precisa cor, o tom  que você quiser, está na sua imaginação.

   Tudo se passa em "Livrópolis", uma cidade, que acaba de sofrer um roubo, do  seu "livro de ouro" e sem ele, corre o risco de perder também a sua capacidade de imaginar, criar, voar sem asas. O texto, ágil, atual e divertido, é de Luciana Esposito e Geraldo Rodrigues, que também assina a direção. O que é dito é muito bonito. A cada palavra. Ressalta a importância dos livros em um mundo  cada vez mais cheio de  dominados pela mediocridade dos joguinhos eletrônicos.  O texto não tem sobra, nem blá,blá,blá. É literatura no palco. E isso é bom, como é raro. Não é infantil. Mas para crianças. E com atores sensacionais,  dois se alternam em diversos personagens ultra versáteis . E dois permanecem nos mesmos até o final: Sofia e seu cachorro Millor. Se é homenagem ao humorista/cartunista , ou não, ´é um tipo engraçado, inteligente e irônico.  Gostei bastante de todos. Ah e tem música ao vivo. Um violonista dos bons. Luxo nos espetáculos de hoje, que em sua maioria teimam em usar  playback.

Fiquei me perguntando; para qual faixa etária o "Livro de Ouro" se destina? Todas. Há pouco tempo conheci uma menininha,  minha amiga Thea. Ela tem dois anos e meio e entende tuuuudo muito bem. Basta que se fale com tranquilidade qualquer assunto, e a criança assimila. Portanto, entender que será muito triste para uma cidade ficar sem imaginação é simples. Por exemplo: quem pode brincar sem imaginação?  E ai a gente vai vendo que faixas.... quem pode se apaixonar sem imaginação?... E assim vai a busca, é preciso reencontrar o livro de ouro. E ao recuperá-lo uma surpresa espera por você no Teatro João Caetano.

                                         Fotos tiradas com o celular não dão a ideia da beleza
                                                                 do espetáculo.
Assista, e faça a sua leitura do Livro de Ouro. Vale a pena. Ah e leve suas crianças. Assim como você, elas vão adorar. Quando a palavra é justa, a criança( que habita em você e as suas)  entende. Já diria Françoise Dolto, com muita razão. Livro de Ouro, sabados e domingos no Teatro João Caetano. Vá ao Teatro.

                                          O cachorro Millor, o Prefeito e Sofia, a guardiã do
                                                                 Livro de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...