28 junho 2015

Tocantins merece Palmas e muitos aplausos. Enquanto o Brasil afora tem muito de ilusão, aqui parece feito de realidade.

  Faz frio e venta la fora. Mas a sensação de inverno feita de ar condiocionado, passa logo ao abrir a janela:estamos em Tocantins, Palmas, onde o sol é generoso. E a natureza não se esconde. Nossas perninhas doem do stand up que inaguramos ontem no nosso menu de atividades.
                                                   Anna na Graciosa. O primeiro stand up
                                                      a gente nunca esquece....ainda mais
                                                    num ambiente de tanta perfeição natural.
                                                                     Muita felicidade.

Nós quem? Eu e Anna ,minha filha, que veio comigo visitar o irmão que agora trabalha aqui. Esse é um bom motivo para visitar Tocantins: juntar a familia. Mas certamente que você vai encontrar muitos mais, nesse Estado novinho, pronto para esperar o que e quem venha de fora, com um sorriso nos lábios e vontade de crescer.
 
Em nosso primeiro dia de cidade, um motorista de taxi nos leva para conhecer tudo. "Se eu ficasse enrolando a senhora, poderia andar o dia inteiro, mas Palmas ainda é um lugar que da para conhecer em meia hora". Exagerou, mas quis mostrar sinceridade.Ponto para ele que, como os outros moradores querem merecer "credibilidade".Palavra que ouvi um tanto de vezes.
                                          O antigo Palacio- o Palacinho

Paramos no Palacinho, como é chamado o antigo Palácio do Governo, Mas também conhemos o novo. "Brasilia pode ser a capital, mas digo para a senhora que geográficamente aqui é o centro do Brasil. Tudo converge para cá". Tudo bem. Tá entendido. Orgulho e admiração é o que não falta ao nosso guia,muito jovem, nascido aqui no Estado.

                                    O novo, o "centro" geografico do país, no dizer do motorista

Tocantins foi uma fazenda.(Já imaginou alguém dono de tamanho latifúndio?) de Goiás. E foi preciso muita luta,politica,  de geração em geração,  para haver esssa emancipação. Em 1988 nasceu o Estado de Tocantins, ao norte de Goias. Com Miracema do Norte, como sua primeira capital provisória.Em 1989 a cidade de Palmas se torna a capital. O Estado ganha constituição própria, aos moldes da Constituição Nacional. E mais municípios são criados, fazendo o total de 139.

Aqui estamos então, especificamente em Palmas, a capital. Mas sinceramente, tenho vontade de conhecer todo o Estado. As praias de rio são tao lindas. E não se parecem com o mar. A gente passa a entender como é gostoso uma praia de rio. Tem piranha, pergunto? "Tem, é raro, mas elas não atacam não." E realmente, onde fomos não tinha. e se tinha, não nos atacaram mesmo. Na Graciosa, tudo limpo, com restaurante flutuante e grupo de stand up. Na Praia do Prata é para almoçar com os pés no rio, que delícia. Um tucunaré  bem feito é outra história. Só havia comido um há anos, no Rio de Janeiro. E ainda falta visitar a ilha, e outras praias bonitas. Tem uma região de cachoeiras há 40 minutos daqui, quem sabe dá tempo.
                                             Praia da Graciosa, linda e de rio

Conhecemos o Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer. Emocionante de ver a fotografia desses dois grandes, brasileiros conversando. Da orgulho na gente, sensação de dignidade por ser daqui, do Brasil.

                                           Memorial Luis Carlos Prestes

Ano passado vi a exposição do arquiteto   Frank O Gehry, que projetou o museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha. Ali um filme dava conta de como uma obra dessas pode redefinir a identidade de uma cidade. Hoje as pessoas tem mais orgulho de pertencerem a Bilbao. E essa sensação de pertencer, de ser de algum lugar tão cara ao ser humano, ali veio da belissima arquitetura de um museu.
                                           Linda estatua de Prestes no Memorial
                                               
Pois olha, o Memorial Coluna Prestes, com os Dezoito do Forte, em escultura bem na frente, traz a população local, um ideal democrático e revolucionário importante na formação do Tocantinense. Quem nascer aqui, já sabe que o Brasil teve quem lutou por ele, de uma forma tão bonita,

E assim estamos conhecendo Palmas, em Tocantins, não em meia hora, mas em alguns dias de sol. por que o tempo das chuvas ainda não chegou. E quando vier, depois trará os  pés de caju, fruta da região, e que eu realmente adoro o suco. Vide postagens anteriores.
                                          Escultura do movimento tenentista "Os dezoito do
                                          Forte", liderado por Prestes. História do Brasil moçada,
                                          vamos ler e conhecer.

O Norte do Brasil também me lembra a Amiga Roseane Viana, que partiu tão cedo, me lembra a Zany,e todo esse povo super querido daqui, que eu só conhecia de longe por ter um blog.  E agora conheço mais. Por que todo mundo é mais hospitaleiro, amigo de verdade, cheio de sensibilidade. Por que o Norte não deixa dúvidas do que ele é. E o Nortista procura ser verdadeiro. Politicagens â parte, que o Brasil todo escorrega, o nortista é um povo lindo.

E aplausos para o Prefeito de Palmas. Brasileiro naturalizado, de origem Colombiana, e sua esposa é Curitibana, pelo que ouvi falar. Pessoa que vem trazendo um modernismo na gestão, e o exemplo de Curitiba como cidade ordenada. Palmas é muito limpa, organizada e cheia de dignidade. Quando eu souber mais, completo essa postagem. Por enquanto agradeço por estar aqui hoje.  E ter mais um dia feliz. Com meus dois filhos amados. E uma natureza que toca a minha, humana e cheia de vontade de gostar desse solo.

                                         Ponte da Amizade e da Solidariedade, construida
                                         pelo que entendi, na gestão presidencial de
                                         Fernando Henrique Cardoso.

Então Palmas em Tocantins, vem me parecendo assim, um lugar de pé no chão, cabeça no lugar, traquilidade, progresso. Um jeito brasileiro de ser que eu ainda não conhecia. Mas que me agrada muito mesmo. Um lugar de águas claras, limpas e transparentes. Caráter e dignidade tem aqui,
                                   Veja o fundo do rio, que beleza de água, bom de estar aqui.


(todas as fotos de minha autoria)

2 comentários:

  1. Muito bom! Gostei de saber um pouco mais. Tranquilidade e sintonia com o que é natural e pouco conhecido.

    Bjs e dias felizes,

    Michelle

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Michelle. Tocantins é um Estado que vale a pena conhecer. Ate por que Palmas não é o retrato de tudo. Mas o que pode vir a ser.. Bjos

    ResponderExcluir


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...