27 setembro 2014

"Sabina Spielrein -Uma Pioneira da Psicanálise" , de Renata Udler Cromberg.

  Ontem fui ao lançamento do livro "Sabina Spielrein, Uma Pioneira da Psicanálise".organizado e escrito por Renata Udler Cromberg, psicanalista, professora e escritora,.
                                                                  Sabina Spielrein

                                                    Capa do livro de Renata Cromberg
                                                                e Sabina Spilrein


 O livro, é fácil de ler, basta ter interesse pelo assunto,  tão vasto. . Só a biografia de Sabina, já é muito interessante: ela é internada por sua família em uma clinica( Instituto Burgholzli)  na Suíça,  ali torna-se paciente de Jung, mais tarde sua amiga e  amante. Forma-se em medicina. Torna-se psicanalista e atende pessoas como Jean Piaget.Volta para a Rússia, sua pátria, casa-se com um médico judeu, cria uma clínica para crianças. E é assassinada pelo nazismo durante a segunda guerra.  Resumo tão sinplista, para ressaltar que, essa biografia jamais fez jus a importância de Sabina como a grande pioneira da psicanálise, que foi .  E que jamais- o que entendi do livro que comecei a ler,  havia passado  de "uma nota de rodapé". Talvez por questões de discriminação da mulher, naquela época. E quem sabe, hoje ainda?.

A obra de Sabina Spielrein é importantíssima para a Psicanálise e é justamente o trabalho de ressaltá-la, tirá-la da gaveta, ou do esconderijo secreto, que a escritora Renata Udler Cromberg se propõe com esse livro imperdível. Que contem estudos importantes de Sabine,como:"Sobre o conteúdo psicológico de um caso de esquizofrenia", "A Destruição como Origem do Devir", " A Sogra", dentre muitos outros textos, como sua correspondência com Jung,  Nesse volume I  das obras completas de Sabina Spielrein.
                                                             Renata Udler Cromberg

Bonito ver o amor que a professora Renata dedicou à organização deste trabalho, onde ela comenta ampla e detalhadamente  vida e obra de Sabina, e procura desvendar por que esse material tão rico ficou por tanto tempo fora daquilo que se apresenta como o estudo  e obra da psicanálise. Todo o assunto  do qual Renata Udler Cromberg é grande conhecedora: é o tema de sua tese de doutorado, concluída em 2008: "O Amor que Ousa Dizer seu Nome: Sabina Spielrein".  Conhecimento esse que está contido neste livro, que estou mergulhando agora na leitura.

Quando tiver lido todo, comentarei aqui. Por enquanto deixo a sugestão de leitura, para quem se interessa por psicanálise ( a linguagem do livro é super acessível), por feminismo, pelo papel da mulher no mundo e suas conquistas, por história, pelo humano afinal. O sofrimento, sua superação, a construção da identidade, o crescimento pessoal, são assuntos que dizem respeito a cada um nós. E tenho certeza de que Sabine será um personagem inesquecível na minha vida. Como pode ser na sua. De quem puder ler essa história, como já percebi, muito bem contada.

Pauline Herbach


Saibna Spielrein/obras compleas/volume I - LM Livros da Matriz -2014

                                               No cinema Keira Knightley interpreta Sabina
                                              Spielrein em "Um Método Perigoso". Você assistiu?
                                               Taí, já conhece um pouco a Sabina.


obs: agora que estou mais adiantada no texto:Sabina pensou a "pulsão de morte" antes de Freud e é aí que vem a "nota de rodapé".... Acho que não vou mais compartilhar com vocês. Quem quiser saber mais, compre o livro, que é muito especial. Mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...