02 setembro 2014

A Sua Voz, Sua Vez: INTERNET

     Outro dia,  lendo uma entrevista de Murilo Benício, (vizinho de porta dos meus tios e primos durante a infância e adolescência em Niterói), vi uma observação interessante sobre sua namorada Débora Falabella, atriz que gosto muito. Era algo assim: " a Débora é tão tímida, tão tímida, que ela devia criar um personagem para sair, dar entrevistas, fazer as coisas práticas da vida"....enfim, não me lembro direito, mas a essência era essa. Identifiquei completamente nessa necessidade,  minhas dificuldades de criança.

 
Fui uma menina tímida. Nem sei se só tímida, ou com falta de espaço para me expressar. Pulei um ano na escola, logo no maternalzinho, e as meninas da nova turma, mais velhas que eu, me massacraram de vez. Até que eu pudesse crescer e com muita terapia e reflexão própria,  conseguir ser mais eu mesma. Nessa época, nem o Teatro da escola  me garantia. Ao contrário, deixava minha mãe de cabelos em pé, quando ela desejava que eu fosse a princesa e eu escolhia ser a narradora, aquela que lê sim, mas com um papel na frente para tapar bem o rosto. Ou quando ela  desejava que eu fosse um dos bichinhos do circo, e eu preferia ser parte da paisagem, uma flor de crepom que mal se mexia. Eu aprendia as falas e chegava na hora, a coisa não saia. Nesse caso precisaria de um personagem anterior, que fosse despachada o suficiente, para pegar sem medo um personagem da peça e mandar ver.

Comecei a  lembrar disso, por que vi parte de um programa no SBT onde pessoas vão para imitar, com a maior precisão possível, artistas famosos. Assisti uma moça, cantando e dançando "O Show das Poderosas" da Anita, com tanta desenvoltura, que,  pensei: por que ela não cria um show próprio. Com tanta capacidade de imitar, ritmo, afinação, por que não pode ser ela mesma, uma poderosa cantora, tão interessante quanto a Anita? O que é que falta as pessoas, para encararem a si e a sua própria originalidade?

Sei que pode ser um bocado de coisas. Um tanto de repressão, com menos valia, com incapacidade de se auto-gerir, apreciar, ver. Mas não se pode mais dizer que é por falta de espaço. Há anos atrás, quando não havia internet, eu trabalhava com uma das contas do governo estadual do Paraná,  e criamos ali um programa de rádio, onde o estudante poderia se manifestar. Chamava algo como "Radio Aluno -A Sua Voz Sua Vez". Lembro de ter criado um jingle, era uma coisa toda caprichada, que teve inauguração com a presença do governador.  Então estava aberto o espaço numa rádio para que o estudante se manifestasse.

Hoje com web, o youtube, as inúmeras pessoas que conseguem mostrar seu enorme talento via internet, não faz mais nenhum sentido a rádio do estudante, e nem abrir esse espaço de manifestação.Tudo está aí aberto com centenas de ferramentas e visibilidade para todo mundo ter voz e  vez.  Quem pode, aproveita. É altamente democrático, desde que a pessoa não esteja excluída dessa tecnologia. Mas cada vez menos existe esta exclusão. Então todo mundo pode ser um pouco artista, humorista, piadista, cantor, politico, o que quiser. O que não é suficiente, enquanto,  poder não for querer.

Algumas pessoas, talvez a maioria, não consegue transpor essa barreira que restringe, que cerceia,  todo o seu potencial que poderia estar sendo visto e aplaudido. E claro que estou me referindo àquelas que almejam  esse holofote, mas não conseguem conquistá-lo. Por que, é evidente,   existem outras tantas pessoas que não estão nem ligando para isso e vivem suas vidas, sem nem cogitar da possibilidade de estar mostrando seus dotes artistiscos na internet ou seja la onde for.

O fato é que ficou bem mais fácil ser um artista, uma celebridade,por conta própria,basta ter audiência. Ao mesmo tempo em que a dificuldade interna, a timidez de alguns, continua a mesma. Vide o caso da Débora Falabella, uma atriz consagrada  e cheia de timidez.  Mas ela avança, ultrapassa e brilha. Faz o que deseja: ser atriz. E vive muitas vidas, dessa forma. Que com sua própria identidade,  ficaria mais difícil.  Talvez por isso também  a mocinha imite a Anita, por que ser ela mesma, torna tudo mais complicado. E ao ser Anita, está tambem representando um personagem e portanto, pode rebolar à vontade enquanto é  ou se sente, a tal da poderosa. Pegando carona no desejo da outra.


Se está tudo ok assim, continue assim quem quiser ser clone, semelhante, ou capaz de imitar.alguém no gestual, na ginga, e até no talento. Se não está, existem terapias,  ou até maneiras mais simples: busque na própria web conhecimento das pessoas que são tímidas demais e o que elas fizeram para deixar de ser e enfrentar a vida e até a vida artística, sendo elas mesmas. Deve ter um monte de infiormação a esse respeito. O recurso está aí, a disposição. Ja podemos aprender a fazer até drenagem linfática facial, danças, receitas de bolo, deve haver alguém que ensine ferrramentas, aponte qualidades a serem desenvolvidas para vencer a timidez Mãos a obra.  Não pode haver timidez é  na pesquisa. Vá fundo. Faz tempo que chegou a sua vez.

Can Stock Photos encontradas no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE, DÊ A SUA OPINIÃO. Você é a pessoa mais importante para quem escreve um blog: aquela que lê, que gosta ou não gosta, e DIALOGA.
Bem vindas. Bem vindos. Você pode comentar, escrever seu nome e para facilitar, clicar na opção "anonimo", ou pode se inscrever e comentar. Acho a opção, que se coloca o nome e uma forma de contato, + a opçao anonimo, VALIDA. Grata e aguardo seu comentário.

Até as princesas podem ter câncer. A vida não é um conto de fadas...

       Olá, que a vida não é um conto de fadas, você já sabia não é... Basta estarmos vivos para chegar a essa conclusão. A vida é dura desd...